Hospital Sentinela
23 de janeiro de 2009 - 15:45
O QUE É O PROJETO HOSPITAIS SENTINELA?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) constituiu uma rede de hospitais em todo o país, com o objetivo de monitorar reações adversas e queixas técnicas de produtos de saúde (insumos, materiais e medicamentos, saneantes, kits para provas laboratoriais e equipamentos odonto-médico-hospitalares).
Falhas em produtos de saúde estão estreitamente relacionadas à qualidade da atenção prestada ao paciente e, não raro, podem ser responsabilizadas por agravos à saúde, seqüelas, e mesmo, mortes. As notificações fornecidas pelos Hospitais Sentinela darão subsídios a ANVISA para regularização do mercado de produtos de saúde comercializados no país.
O QUE NOTIFICAR?
Defeitos persistentes ou mal-funcionamento em equipamentos, produtos e artigos odonto-médico-hospitalares, especialmente, novos.
Medicamentos ou reagentes de laboratório que apresentem alterações físico-químicas.
Falha terapêutica, reações adversas ou queixa técnica relacionada a medicamentos. Produtos, equipamentos e medicamentos com irregularidades na rotulagem.
Reações imediatas ou tardias a transfusões de hemoderivados.
Kits de provas laboratoriais que apresentem resultados duvidosos. Todos os funcionários do HGF da área técnica ou da área administrativa podem notificar, especialmente, os diretamente envolvidos com o atendimento aos pacientes.
COMO NOTIFICAR?
Pessoalmente ou por telefone, informe a queixa técnica ou reação adversa observada, que a Equipe Técnica da Gerência de Risco Sanitário Hospitalar fará a notificação a ANVISA.
O registro no prontuário do paciente é indispensável para o preenchimento da ficha de notificação. No caso de produtos, artigos, medicamentos ou kits de laboratório é importante guarda-los, para fundamentação da queixa.
TODA NOTIFICAÇÃO É DE CARÁTER SIGILOSO.
Contatos:
(085) 3101-3174 / 3173
Por E-mail: gerenciaderisco@hgf.ce.gov.br