NHE

16 de janeiro de 2009 - 12:19

MUDANÇA NO PERFIL DOS PACIENTES COM AIDS É TEMA DA I JORNADA CIENTÍFICA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO HGF

 

As mulheres já são maioria entre pacientes com Aids e o número de soropositivos entre adultos com idade entre 50 e 65 anos também aumentou.

A mudança do perfil dos pacientes com Aids é um dos temas debatidos dentro da I Jornada Científica de Vigilância Epidemiológica do HGF, que acontece de hoje a 3 de dezembro no auditório do Hospital Geral de Fortaleza.

Na ocasião, serão apresentados dados epidemiológicos atualizados referentes às notificações de pacientes com Aids. Hoje, já há mais mulheres que homens com Aids e as pessoas com mais de 50 anos estão deixando se proteger e contraem cada vez a doença.

Durante a abertura da Jornada, foi prestada uma homenagem à Zélia Roqueirol, que escreveu vários livros na área de epidemiologia e hoje é referência nacional no assunto. Outro assunto que vai ser debate na jornada é a experiência do HGF com o Agente de Saúde Eletrônico, ferramenta que induz o acompanhamento precoce de recém-nascidos em situação de risco, usada pelo hospital há cerca de seis anos para dar suporte à Secretaria Municipal de Saúde.

O Agente de Saúde Eletrônico foi premiado na 8ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI). O evento, promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro, em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida por técnicos da Célula de Vigilância Epidemiológica (CEVEPI) e da Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Saúde.

O funcionamento do Agente de Saúde Eletrônico é simples: 15 minutos após o registro, no Sistema, do recém-nascido com risco de vida ao nascer, o Agente de Saúde Eletrônico envia uma notificação para o e-mail da equipe de saúde mais próxima de sua residência. Hoje, a notificação é direcionada à chefia da Atenção Básica das regionais, que aciona a equipe do PSF. A médio prazo, no entanto, após o cadastro dos endereços eletrônicos, a própria equipe do Saúde da Família será comunicada via e-mail. Desta forma, o Agente de Saúde Eletrônico está promovendo a vigilância em saúde, pois induz o acompanhamento precoce destas crianças. A palestra sobre o assunto será proferida pelo médico epidemiologista Rubens Costa Lima, assessor técnico da CEVEPI.

 

Contatos para mais informações:

ELISABETE SILVEIRA
COORDENADORA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO HGF

GILDA BARROSO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO HGF – 9925-5762/ 3101-7086