lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Serviços Especializados Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)
Ter, 25 de Setembro de 2012 13:19

Serviços Especializados Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) tem por objetivo a promoção da saúde e a proteção da integridade física do servidor no seu local de trabalho, e a norma que rege esses serviços é a NR4, aprovada pela Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho. 

A base para o surgimento do SESMT no âmbito da administração pública deu-se pelo Programa Saúde no Serviço Público, que tem como desafio implementar a cultura de preservação, promoção e proteção da saúde física e mental dos servidores.

Como a Instrução Normativa nº 14/06 estabeleceu em seu art. 1º, os órgãos e entidades da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, no âmbito do Poder Executivo, devem constituir o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), bem como mantê-lo em regular funcionamento.

Histórico do SESMT no HGF

O SESMT do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) iniciou, em 1998, quando uma equipe de dois funcionários, desejosos e interessados em primar pela segurança e saúde dos servidores, buscaram enquadrar, nos preceitos da Consolidação Legislação Trabalhista (CLT), as atividades executadas neste Hospital.  

Histórico do SESMT no Brasil

O SESMT foi criado, em 27 de julho de 1972, em um momento que o Brasil era o campeão mundial em acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Diante da situação crítica que o país se encontrava, o governo precisava adotar uma medida de impacto para reverter aquele quadro. Havia, também, uma pressão externa da Organização Internacional do Trabalho e, como alternativa, foi instituído a criação do SESMT, por força da lei. No começo, o SESMT enfrentou muitas dificuldades, já que era uma experiência nova e sem precedentes em outros países. Os Serviços foram um modelo 100% brasileiro. Essa condição forçou os primeiros profissionais, formados através de um plano emergencial, a serem autodidatas na forma de se fazer segurança e saúde no trabalho. Outro problema enfrentado nesse início foi a dificuldade em se delinear o espaço a ser ocupado.

Também faltava aceitação e entendimento, tanto por parte dos empregadores quanto dos trabalhadores. Ao longo do tempo, foi havendo um acúmulo de experiências e o Brasil é referência para vários países nesse quesito. Há uma vasta literatura e uma realidade muito diferente. O SESMT também impulsionou a CIPA com tamanha mobilização, que em 1978 passou a figurar na Constituição Federal. Os profissionais foram buscando uma linha de ação para padronizar a conduta profissional. Contudo, ainda hoje há a necessidade de se estimular a prática de uma conduta uniformizada e desenvolver o sentimento ético nos profissionais para obter melhores resultados no serviço.
 
QUADRO DOS FUNCIONÁRIOS DO SESMT

Médica do Trabalho Coordenadora
Dr ª Leyla Silveira

Médicos do Trabalho
Dr. Antônio Milton
Dr. Anthony Saker
Dr. Francisco José
Dr. Francisco Salomão
Dr. José Célio
Dr. Raimundo Dantas

Técnicos de Segurança do Trabalho
Sr. Marcos Capelo
Sr. Mário Cesar

Técnico Assessor de Brigada
Sr. Marcilio Bessa

Enfermeira do Trabalho
Enf. Graça Carvalho

Técnica em Enfermagem do Trabalho
Téc. Enf. Mirian Carneiro

Químico Industrial
Sr. Reginaldo Bezerra

Secretaria
Sr ª Regina Cláudia



Informações SESMT: 3101.3202





          Para leitores                                 Para colaboradores


 
 

Calendário

Fevereiro 2023
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 1 2 3 4