lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Serviços Diagnósticos Centro de Imagem
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Centro de Imagem do HGF
Sex, 18 de Junho de 2010 11:13
Serviço

Os métodos de diagnóstico por imagem estão em constante renovação e incorporação de novas tecnologias, tudo em favor da saúde e do bem-estar da população. Com o aumento da expectativa de vida no país, percebe-se uma preocupação maior com a saúde.

alt

Ao saber que quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura dos pacientes, o setor de imagem para exames complementares, detecção e prevenção de doenças é hoje ferramenta fundamental nas unidades de saúde.

Pensando nisso, o Centro de Imagens do Hospital Geral de Fortaleza oferece à população o maior e mais completo Serviço de Diagnóstico por Imagem do Ceará no que se refere a hospital público.

 
Missão

Oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde exames de qualidade, associando tratamento humanizado com tecnologia de ponta. Realizar exames de pacientes de alta complexidade, com o objetivo de dar celeridade aos diagnósticos e por consequência a resolutividade do problema.

alt
 

Atendimento Ambulatorial

No Centro de Imagem do HGF o paciente pode realizar diversos exames, entre eles: raio-X, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia, doppler colorido, tomografia computadorizada, ressonância magnética e biópsias guiadas por ultrassonografia e por tomografia computadorizada. São realizados aproximadamente 8.000 exames no Centro de Imagem dos HGF por mês. O Centro é responsável ainda pela realização de exames de pacientes oriundos da emergência, ambulatório e enfermaria do próprio HGF e também de exames de alta complexidade de outros hospitais da rede estadual.

alt

Um dos procedimentos diagnósticos de maior relevância no HGF é a tomografia computadorizada. De acordo com um levantamento feito pelo Setor, são realizados por mês 2.200 exames como este. Nos últimos sete anos, de 2007 a 2013, foram feitas 83.658 tomografias. Apenas em 2013 foram 18.855 pacientes beneficiados.

alt
 
Um outro destaque no Centro de Imagem do HGF é a ressonância magnética. O hospital é o único, da rede de saúde pública estadual, em Fortaleza e Região Metropolitana, que disponibiliza para pacientes ambulatoriais internos e externos a ressonância magnética, por isso a demanda também é grande. De 2007 a 2013 foram realizados 43.435 exames, sendo que apenas no ano passado quase 9 mil pacientes puderam fazer este procedimento.    

 
Programas e atividades acadêmicas

Além do compromisso com a assistência ao paciente, o Centro de Imagem do HGF vem se firmando como centro de referência na formação e qualificação de novos profissionais, através de um programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que é destaque nacionalmente. No total, são 12 médicos residentes e 4 especializandos. O setor dá apoio didático também aos estudantes de medicina de graduação e internato, e médicos residentes de radiologia de outros hospitais.

 
Equipe multidisciplinar

Chefe do Centro de Imagens HGF


Dr. Carlos Macedo

 
Andreia Mota Picanço

Alamo Granja Costa

Ana Claudia Ferreira Camara

Ana Maria Martins

Antonio Gilson Monte Aragão

Carlos Leite de Macedo Filho

Claudio Regis S. Silveira

Deborah Gomes Moura

Daniel Gurgel Fernandes Tavora

Henrique Silva The Pontes

Ervison Pacheco de Oliveira

Elizabeth Maria Tenório

Francisco Evaldo de Oliveira

Isabel Renê Leitão

Jose Olimar Carneiro Filho

Jorge Luis Bezerra Holanda

Jose Wilson Medeiros de Carvalho

Kelnner Portela Luz

Lara Albuquerque de Medeiros

Lina Angélica

Lourena Fernandes Vieira

Mara Mônica Rocha Rolim

Marcelo Nogueira Pinheiro

Marcelo Sampaio Carvalho

Maria do Carmo Mota Seabra

Rodrigo Luna

Sabino Rodrigues de Oliveira Neto

Ticiana de Albuquerque M. Soares


Centro de Imagem do HGF: 3101 3253
 

Calendário

Setembro 2014
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4