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Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar – NSPQH
Ter, 18 de Agosto de 2015 15:12
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O Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar do HGF foi criado pela  Portaria GDG/HGF nº 04 de 09/15, com base na Portaria GM/MS Nº 529 de 1º de abril de 2013 e na  RDC da ANVISA/MS Nº 36, de 25/07/13, que estabelece a obrigariedade de implantação do Núcleo de Segurança do Paciente- NSP nos serviços de saúde.
 
A criação do NSP do HGF sedimenta-se ainda, na missão do hospital, que está comprometida  em oferecer serviços seguros e de boa qualidade, considerado o perfil epidemiológico de seus pacientes e a natureza de alta complexidade dos procedimentos assistenciais prestados pelo hospital.
 
Objetivos específicos do Núcleo de Segurança do Paciente -  NSP
Promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente através da elaboração, implementação, acompanhamento, atualização e permanente divulgação  do Plano de Segurança do Paciente do – PSP do hospital, em parceria com todas as áreas afins.
 
O Plano de Segurança do Paciente contempla os seguintes focos:
I - identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação dos riscos no serviço de saúde, de forma sistemática;
II - integrar os diferentes processos de gestão de risco desenvolvidos nos serviços de saúde;
III - implementação de protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saude;
IV - identificação do paciente;
V - higiene das mãos;
VI - segurança cirúrgica;
VII - segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
VIII - segurança na prescrição, uso e administração de sangue e hemocomponentes;
IX - segurança no uso de equipamentos e materiais;
X - manter registro adequado do uso de órteses e próteses quando este procedimento for realizado;
XI - prevenção de quedas dos pacientes;
XII - prevenção de úlceras por pressão;
XIII - prevenção e controle de eventos adversos em serviços de saúde, incluindo as infecções relacionadas à assistência à saúde;
XIV- segurança nas terapias nutricionais enteral e parenteral;
XV - comunicação efetiva entre profissionais do serviço de saúde e entre serviços de saúde;
XVI - estimular a participação do paciente e dos familiares na assistência prestada;
XVII - promoção do ambiente seguro.
 
Clique e veja a Cartilha de Segurança do Paciente
 
Equipe Técnica:
Araguacy Rebouças Simplício – Enfermeira
Gilvânia Ferreira Castro Grangeiro – Enfermeira
Maria de Fátima  Marrcos Fontenele – Administradora
Niobe Maria Ribeiro Furtado Barbosa – Médica


 

Telefone de contato: (85) 3265-6436
 
 

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