lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Tecnologia aliada à saúde: HGF implementa IntegraSH, novo sistema de gestão hospitalar
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Tecnologia aliada à saúde: HGF implementa IntegraSH, novo sistema de gestão hospitalar
Sex, 04 de Junho de 2021 13:42

IMG-1089-1200x900

Tecnologia e inovação no gerenciamento dos serviços de assistência hospitalar. Esta é a premissa do IntegraSH, novo sistema de gestão que vem sendo implementado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nas unidades de atendimento da rede. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) deu início à utilização da ferramenta na quinta-feira (3).

A diferença entre o IntegraSH e o antigo sistema do hospital, explica o analista de implantação da Sesa Elvis Aaron, é a rapidez que ele proporciona ao serviço de forma integral. “É um sistema muito mais robusto, que agrega muito mais informação ao prontuário do paciente, além de integrar processos que antes eram manuais, diminuindo o tempo de espera e acelerando as tomadas de decisões”, ressalta.

O sistema vem sendo desenvolvido pela própria equipe da Sesa, por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic). “É uma forma de oferecer uma ferramenta padronizada para as unidades, mas com possibilidade de customização para atender às especificidades de cada uma de acordo com as demandas”, pontua o analista.

A médica e diretora técnica do hospital, Judith Caetano, comemora a novidade. “Hoje estamos migrando para um sistema mais atualizado, com maior agilidade, muito mais abrangente. É mais um passo que o HGF dá nessa constante modernização de seus serviços”, afirma.

Como funciona o sistema

O IntegraSH é um sistema online que reúne informações sobre os atendimentos realizados pela unidade em tempo real. Além de otimizar a prestação de serviços, a ferramenta permite o armazenamento e a unificação dos dados dos pacientes, como exames, consultas e tratamentos realizados anteriormente. Todas as informações ficam registradas e são atualizadas a cada atendimento.

A organização dos dados, o registro eletrônico e o acesso ao histórico das pessoas atendidas possibilitam otimizar o trabalho, eliminar os desperdícios e minimizar a espera dos pacientes. “A ideia é sempre prezar pela segurança e a qualidade do atendimento ao paciente”, enfatiza Aaron.

O HGF, que vem recebendo treinamento da equipe desde o último mês de março, é a terceira unidade hospitalar da Rede Sesa a receber o IntegraSH. O sistema já está em funcionamento nos hospitais da Messejana (HM) e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA).

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Felipe Martins 

 

 

Calendário

Outubro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6