Página Inicial Notícias Sesa cria grupo de trabalho para fortalecer atendimento pediátrico no Ceará
Sesa cria grupo de trabalho para fortalecer atendimento pediátrico no Ceará
Qui, 23 de Julho de 2020 15:22

Foto_matéria_grupo_de_trabalho_pediatria.jpg

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) criou o grupo de trabalho que vai planejar a reestruturação da rede de atendimento pediátrico na Região de Saúde de Fortaleza. A iniciativa tem como objetivo debater e planejar a transição, de forma gradual, do serviço de Pediatria do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) para o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).

A criação do grupo aconteceu em uma reunião realizada no Hospital Infantil Albert Sabin nesta quinta-feira (23). O encontro contou com a participação de representantes da Sesa, do HGF e do Hias. A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e outras unidades da rede estadual, como o Hospital Geral Waldemar de Alcântara (HGWA), também serão convidadas para compor o grupo de trabalho, que terá reuniões semanalmente.

“A expectativa é que possamos pensar juntos não simplesmente em uma transferência do serviço de um lugar para outro, mas em uma reestruturação da rede de atendimento de pediatria em nosso Estado”, enfatiza a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Josenília Gomes.

Atendimento especializado

O Hospital Infantil Albert Sabin é referência no atendimento terciário em Pediatria no Ceará. A diretora-geral do Hias, Patrícia Jereissati Sampaio, ressalta a importância da transferência do serviço para a unidade. “Nós enxergamos com bons olhos esse abraçar gradual do serviço de pediatria do HGF aqui no Albert Sabin, porque é a oportunidade de centralizar, em um mesmo espaço, o serviço pediátrico de alta complexidade”, explica.

O diretor-geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo, explica que a reestruturação da rede pediátrica no Ceará terá uma mudança positiva para a unidade. “A reorganização dos leitos pediátricos vai possibilitar intensificar uma série de ações que são vinculadas ao nosso atendimento da emergência. Cito, notadamente, especialidades como hematologia, urologia, oncologia, cirurgia vascular e ortopedia, que terão uma demanda mais efetivamente resolvida”, explica.

A chefe do serviço de Pediatria do HGF, Elizabeth Véscia, reforça a participação da Pediatria da unidade no processo de reestruturação do serviço. “A melhoria do atendimento pediátrico em nosso estado é a bandeira que nós, pediatras, devemos ter. O serviço de pediatria do HGF está sempre sensível e aberto a dialogar para garantir essa melhoria. Com o grupo de trabalho, nós vamos sentar, dialogar, analisar toda essa situação, focando sempre no paciente. O que for melhor para o atendimento desse paciente será feito”, finaliza.

Repórter/ Foto: Marcia Ximenes

Agosto 2020