lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias HGF abre agenda de julho para testes em drive-thru
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
HGF abre agenda de julho para testes em drive-thru
Qui, 02 de Julho de 2020 14:45

foto_matéria_drive_trhu_agendamento_2.jpg

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, abre a agenda do mês de julho para realização de testes de Covid-19 no drive-thru instalado na unidade. Os agendamentos podem ser feitos a partir desta sexta-feira (3) pelo site Saúde Digital ou pelo aplicativo Ceará App. As marcações são individuais e intransferíveis.

 

Em julho, as vagas para testes serão abertas a cada três dias. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 8h às 17h. O resultado fica disponível em até cinco dias no Saúde Digital. Em funcionamento desde o dia 15 de junho, o serviço de testagem já realizou 1.157 exames.

 

A farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório do HGF, Goretti Cavalcante, explica que, no drive-thru, são realizados exames de biologia molecular em tempo real, que detectam a existência do vírus no organismo do paciente. “A indicação é que esse tipo de exame seja feito entre o terceiro e o sétimo dias de surgimento dos sintomas. Se for feito fora desse intervalo, há grande possibilidade de dar falso negativo. Dessa forma, o agendamento foi ajustado para ser disponibilizado a cada três dias e atender melhor a população”, ressalta.

 

foto_site_drive_trhu_agendamento_julho.jpg

 

 

Para agendar o teste, é necessário se cadastrar no site Saúde Digital ou no aplicativo Ceará App e informar dados pessoais e e-mail para contato. Em seguida, o usuário recebe no e-mail o link para validar o cadastro e realizar o agendamento, devendo preencher dados sobre os sintomas. Caso não possa comparecer no dia e hora marcados, o usuário do serviço deve cancelar a marcação e, com isso, liberar a vaga para outra pessoa.

 

O drive-thru é uma estratégia para aumentar a testagem em pacientes com sintomas leves de coronavírus de forma segura e ágil. Pessoas com quadros moderados ou graves precisam passar por avaliação de profissionais da saúde e, portanto, devem ir a outros pontos de atendimento presencial, como o próprio centro de triagem do HGF, UPAs 24h e postos de saúde.

 

Assessoria de Comunicação do HGF

Repórter: Marcia Ximenes

Fotos: Tatiana Fortes

 

 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5