lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Referência no Ceará, Unidade de AVC do HGF completa dez anos
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Referência no Ceará, Unidade de AVC do HGF completa dez anos
Qua, 30 de Outubro de 2019 08:47

 

alt

 

O marco foi celebrado nesta terça-feira, 29, com o Simpósio “Dez anos de Unidades de AVC no Ceará”.

Esta terça-feira, 29 de outubro, é Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). E o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, comemora 10 anos da criação da Unidade de AVC. O marco foi celebrado com o Simpósio “Dez anos de Unidades de AVC no Ceará”, realizado no auditório principal do HGF.

O evento reuniu o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e representantes da direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará), além da direção e das equipes das unidades de AVC e Neurologia do HGF. Participaram também profissionais de saúde do Ceará e de outros estados. Na ocasião, foi homenageado o primeiro chefe da Unidade de AVC, o neurologista João José Carvalho.

O atual chefe, Fabrício Lima, foi residente de João José na implementação da Unidade, e demonstrou sentimento de orgulho ao falar de seu trabalho.”É gratificante. O que você faz na unidade é significativo. No setor do AVC, temos a consciência de estar tratando não só algo individual, mas principalmente populacional, com o intuito de melhorar a atenção à saúde no Ceará”, declarou.

 

alt

A importância da transmissão de conhecimento através das residências foi destacada por Dr. Cabeto. “Este trabalho que vocês estão fazendo reverbera gerações. Na verdade, o que fundamenta a qualidade é o centro formador de conhecimento”, ressaltou o secretário da Saúde do Ceará.

“É um marco na neurologia do Estado do Ceará e do Brasil”, elogiou o diretor geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo. “Vocês fazem parte de uma unidade que é referência e fonte de vários trabalhos nacionais e internacionais, e isso é o que nos deixa mais orgulhosos”, ressaltou.

alt

 Cuidados

O entupimento ou rompimento dos vasos que levam o sangue ao cérebro causam o AVC. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores serão as chances de recuperação.

Perda súbita da força muscular em um lado do corpo; formigamento/dormência em um lado do corpo; dificuldade para falar e/ou compreender o que se fala; perda visual repentina, particularmente de um olho apenas; tontura/vertigem e/ou dificuldade no equilíbrio e dor de cabeça súbita, diferente de todas que a pessoa já sentiu, sem causa aparente, são sintomas do AVC.

Unidade de AVC do HGF

O Hospital Geral de Fortaleza investe na reabilitação precoce por meio de uma equipe multidisciplinar. São médicos neurologistas, enfermeiros capacitados para tratar de AVC, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que monitoram, 24 horas por dia, 20 leitos de internação na Unidade de AVC do hospital.

O HGF foi o primeiro hospital público do Ceará a oferecer o tratamento a partir do trombolítico, um medicamento que dissolve os coágulos no cérebro e diminui em quase 50% as possíveis sequelas da doença, além de reduzir cerca de 30% a mortalidade.

 

 



Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter/ Fotos: Filipe Dutra


 

Calendário

Fevereiro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29