lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Sesa inscreve para oficina de atenção às mulheres em situação de violência
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Sesa inscreve para oficina de atenção às mulheres em situação de violência
Seg, 30 de Setembro de 2019 14:33


banner intranet oficina atencao mulheres adolescentes criancas HGF

No dia 5 de outubro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Núcleo de Atenção Especializada (Nuesp), da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Copas), promoverá a primeira edição da oficina de atenção às mulheres, adolescentes e crianças em situação de violência sexual. A capacitação será das 8h às 17h, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em Fortaleza. As inscrições ocorrem até 2 outubro (faça aqui sua inscrição). São 150 vagas para os profissionais de saúde do HGF. A oficina visa efetivar a habilitação do HGF como Serviço de Referência Estadual para Atenção Integral às Mulheres: adolescentes, crianças em situação de violência sexual.
 
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada quatro horas uma mulher é estuprada no Brasil. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou no Ceará 13.560 notificações por violência interpessoal e autoprovocada no sexo feminino, de 2017 a 16 de setembro de 2019. Nessa perspectiva, o fenômeno é considerado, uma das principais formas de violação dos direitos humanos e um problema de saúde pública.
 
Rede de cuidado à mulher
 
O cenário reflete a necessidade de mudanças no sentido de ampliar e fortalecer o processo de regionalização e descentralização das ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), qualificando a assistência na linha de cuidado por meio da elaboração e implementação de protocolos, capacitação de profissionais e definição de fluxos assistenciais nos três níveis de atenção no Estado.
 
No Governo do Ceará, os serviços de atenção às pessoas em situação de violência serão organizados em todas as unidades integrantes do SUS, nas Regiões de Saúde, conforme as especificidades e atribuições de cada uma. Para serem classificados como Serviço de Referência para Atenção Integral às Mulheres: Adolescente e Crianças em Situação de Violência, exige-se que sejam qualificados para desenvolver suas ações em conformidade com a Norma Técnica de Prevenção e Tratamento dos Agravos resultantes da Violência Sexual contra Mulheres e Adolescentes do Ministério da Saúde (MS).
 
Quando a mulher ingressar na Rede de Cuidado, os serviços devem estar preparados, informados e alinhados sobre os procedimentos a serem adotados, sendo corresponsável pelo atendimento integral e a garantia de sua continuidade. Além de contemplar as demandas em suas diversidades, baseados em procedimentos técnicos, na humanização e no acolhimento dessa mulher em situação de violência.
 
 
Serviço
 
Oficina de atenção às mulheres, adolescentes e crianças em situação de violência sexual 
Data: 5 de outubro (sábado)
Horário: 8 às 17 horas
Local: Auditório do Hospital Geral de Fortaleza (Rua Ávila Goulart, 900 - Papicu)
Mais informações: (85) 3101.5180
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Martina Dieb
Arte gráfica: Francisco Oliveira

 

 

Calendário

Outubro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2