lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Pesquisador da Fiocruz apresenta Atlas de Saúde do Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Pesquisador da Fiocruz apresenta Atlas de Saúde do Ceará
Qua, 17 de Julho de 2019 09:21

banner atlas saude ceara intranet2

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Nucit), promove dia 22 de julho, a partir das 14h, sessão científica no Auditório Waldir Arcoverde. A palestra trará o panorama de indicadores do Atlas de Saúde do Ceará com mediação do pesquisador José Uéleres Braga da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Atlas de Saúde traz um diagnóstico com a distribuição das principais causas de morbi-mortalidade e da situação socioeconômica envolvendo dados da Vigilância Epidemiológica do Estado. A pesquisa realizada entre 2000 e 2016, avalia os agravos e reflexos sociais de doenças como o Câncer, AIDS, Chikungunya, Dengue, Hanseníase, Hepatites Virais, Intoxicações, Leishmaniose, Meningite, Sífilis, Tuberculose, Sarampo e Violência Sexual.

Durante a sessão científica serão apresentados também o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os indicadores geográficos e socioeconômicos mostrarão a distribuição em diferentes regiões do Ceará.

“Esse evento tem a finalidade de compartilhar indicadores importantes com os profissionais de saúde, professores, pesquisadores e estudantes. Consideramos de muita relevância este conhecimento científico devido ser uma análise para as necessidades de saúde da população e a oferta de serviços adequados”, destaca Alice Pequeno supervisora do Nucit.

O evento será voltado para profissionais de saúde, residentes, estudantes e pesquisadores interessados nestes indicadores. Inscrições abertas até 21 de julho aqui.

Sobre o pesquisador

José Uéleres Braga atua como professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador da Fiocruz. É graduado em medicina pela Universidade Federal do Ceará, fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pela mesma instituição e concluiu doutorado em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Epidemiologia atuando, principalmente, com estudos de análise espacial, ecológico, krigeagem, estatística espacial e tuberculose.

Serviço

Sessão Científica sobre o Atlas de Saúde do Ceará
Data: 22 de julho de 2019
Horário: 14h
Local: Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará (Av. Almirante Barroso, 600 – Praia de Iracema)


Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Martina Dieb
Arte gráfica: Jeorge Wagner



 

 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5