lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Seminário no HGF discute violência contra a mulher com a participação de Maria da Penha
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Seminário no HGF discute violência contra a mulher com a participação de Maria da Penha
Seg, 15 de Julho de 2019 17:08

 Banner_Serviço_Social.jpg

O combate à violência contra a mulher tem um nome: Maria da Penha. Símbolo da resistência feminina, a cearense voltará ao local onde se recuperou das agressões sofridas, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da saúde do Governo do Ceará, para participar do II Seminário do Serviço Social do HGF, que tem como tema a "Violência contra a mulher”. O evento acontece  nesta quarta-feira, 17, a partir das 8 horas, no auditório principal da Unidade.

No período da tarde, a partir das 14h, Maria da Penha irá reencontrar o médico que liderou a equipe que, no passado, atuou no tratamento e na recuperação de sua saúde, o neurocirurgião, Sérgio Pouchain. 

O combate à violência contra a mulher é uma luta diária no Brasil, e, durante a programação do seminário, serão promovidos momentos de conscientização, reflexão e discussão sobre a situação da mulher no contexto social brasileiro e mundial. De acordo com a chefe do serviço social do HGF, Antônia Lira, o intuito do evento é sensibilizar os profissionais de saúde para a construção uma atenção integral e humanizada às mulheres em situação de violência.

“O serviço social vem mais uma vez trabalhar a garantia dos direitos dos nossos usuários, no caso as mulheres. A violência é crescente e um dos nossos objetivos é mostrar para a mulher que ela tem que ser mais entendida do assunto e ficar atenta. É lamentável que as pessoas não tenham ainda aprendido a respeitar o espaço da mulher na sociedade e na família”, ressalta a assistente social.

A violência contra a mulher é um problema social que impacta significativamente no cotidiano da vítima, proporcionando repercussões negativas para a saúde e para o emocional da agredida. Casos constantes podem levar a graves consequências sociais, como o consumo de drogas ilícitas, álcool, suicídio, gravidez indesejada e aborto inseguro.

O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é uma importante demanda no que diz respeito a condições mais dignas e justas. A mulher tem o direito de não sofrer agressões no espaço público ou privado, a ser respeitada em suas especificidades e a ter garantia de acesso aos serviços da rede de saúde, como ocorre na rede estadual. 


Serviço:

II Seminário do Serviço Social do HGF: Violência contra a mulher
Público alvo: Profissionais de saúde, residentes e internos do HGF e de outras instituições de saúde interessadas na temática. 
Data: 17 de julho de 2019
Local: Auditório principal do HGF, rua Riachuelo, nº 900, Papicu.

 

Confira a programação: 


programação_site_HGF.jpg

 

 

 Informações: Serviço Social do HGF (85) 3101.3300

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Calendário

Agosto 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31