lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Tem início a XIII Jornada Científica de Enfermagem do HGF
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Tem início a XIII Jornada Científica de Enfermagem do HGF
Qui, 16 de Maio de 2019 17:24

foto_banner_Jornada_Enf_04.jpg

Teve início na manhã desta quarta-feira, 15, a XIII Jornada Científica de Enfermagem do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará. O evento acontece nos dias 15 e 16 de maio e tem como tema: Os desafios da enfermagem para a prática da equidade.

A atividade realizada pela equipe de enfermagem do HGF, aconteceu no auditório principal da Unidade. A ação que ocorreu simultaneamente com a 80º Semana Brasileira de Enfermagem, também apresentou o colóquio da História de Enfermagem do HGF, nesta quinta-feira, 16.

A abertura do evento teve a participação de profissionais e gestores da Saúde, além de convidados especiais como a enfermeira pioneira do serviço de enfermagem da instituição, Jandyra Orrico.

A diretora técnica do HGF, Judith Caetano, ressaltou a importância da equipe no cuidado ao paciente.

“Eu faço parte da instituição desde 2004 e eu sei o quanto é importante o corpo de enfermagem para o hospital. Tenho muitas pessoas que até hoje ajudam em minha formação profissional e não vejo como a assistência poderia funcionar sem o auxílio dessa equipe que garante todo o suporte ao paciente”, destaca.

foto_banner_Jornada_Enf_02.jpg

A chefe de enfermagem do HGF, Arilene Cândida reforça que ao longo dos anos a equipe vem se fortalecendo.

“A história da enfermagem é construída de desafios, no HGF não é diferente. Enfrentamos desafios contínuos, mas ao longo desses anos fortalecemos os nossos valores e condutas”, fala.

Na programação do encontro, o primeiro dia foi dedicado a palestras e mesas de debates. Entre as principais, estavam “Os desafios da enfermagem para a prática da equidade”, com a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Ana Valeska Siebra e “Promoção da Equidade versus Judicialização na Saúde”. Ainda no primeiro dia foi realizada a sessão de pôsteres dos trabalhos científicos.

foto_banner_Jornada_Enf_01.jpg

Quem também estava presente e participou deste momento, foi a enfermeira e preceptora de estágio de enfermagem da Universidade Estácio de Sá, Caroline Dantas. Ela fala que é importante a participação de alunos em eventos como esse, no qual há a troca de experiências.

“Atualmente, eu estou lotada no Centro Cirúrgico do HGF, fazendo o acompanhamento dos alunos que estão no estágio supervisionado do último semestre do curso. É muito bom que os alunos tenham esse aprendizado em um evento de grande importância como esse, pois trazem uma força a mais para a equipe e nos mostra que tipo de profissionais eles serão no futuro”, salienta.

foto_banner_Jornada_Enf_03.jpg

A música também fez parte da programação e os participantes foram surpreendidos com a apresentação da cantora Paulinha Sampaio e músicos. 

Ganhadora do prêmio

Durante o evento, a estagiária de enfermagem do Programa Bolsa de Incentivo à Educação da Secretaria da Saúde do Ceará (Proensino-Sesa), Maria Alice Oliveira, apresentou o trabalho científico sobre; A Perspectiva Discente no Desenvolvimento da Equidade no Serviço de Estomaterapia: relato de experiência e foi premiada com destaque no primeiro lugar nas apresentações com uma Pós-Graduação numa faculdade particular, em Fortaleza.

”Fiquei imensamente lisonjeada com a premiação do nosso trabalho, pois acho importante que o SUS e seus princípios sejam cada vez mais fortalecidos, assim como projetos que dão oportunidade à acadêmicos como o Proensino. Além disso traz para a enfermagem uma visão mais abrangente do papel essencial da profissão dentro dos serviços de saúde e do estímulo à produção de mais pesquisas que visem o atendimento e acompanhamento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde”, destacou Maria Alice.

A Semana da Enfermagem é comemorada em todo o país no período de 12 a 20 de maio, período definido entre o dia do enfermeiro (12) e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20). Estas datas foram definidas em alusão ao nascimento de Florence Nightingale e a morte de Anna Neri, respectivamente. Ambas são personalidades históricas e de grande relevância para o desenvolvimento da enfermagem no mundo e no Brasil. O evento tem como público-alvo profissionais e estudantes de enfermagem.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Calendário

Julho 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3