lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias HGF comemora 50 anos com programação especial
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
HGF comemora 50 anos com programação especial
Ter, 14 de Maio de 2019 20:29

banner intranet HGF 50 anos


Mantendo a sua posição de destaque na saúde pública do Ceará, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, completa 50 anos de existência e prepara extensa programação neste mês de maio. Em comemoração a esta data, a Unidade irá realizar, do dia 20 a 25 de maio, das 8h às 17h, a 50ª edição da Reunião Anual do HGF, evento que anualmente marca a celebração

Este ano o evento terá como tema: 50 anos de mãos dadas com a sociedade. A abertura do jubileu de ouro terá apresentação dos corais da Santa Casa de Misericórdia e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), além de uma cerimônia ecumênica para servidores, colaboradores, pacientes e acompanhantes com apresentação da Banda da Polícia Militar.

Serão promovidas atividades como palestras, apresentação de trabalhos científicos, homenagens aos funcionários aposentados da instituição, além do reconhecimento pelo trabalho de funcionários que atuam há mais tempo no hospital. Alguns serviços, por sua importância e também por terem alcançado um elevado nível de organização, serão convidados a apresentar como atingiram a excelência em seus processos ao longo desses 50 anos.

Também haverá uma programação especial voltada à população, com serviços de saúde, na Praça do Ferreira, no sábado, 25. As atividades do Saúde na Praça reunirá vários serviços divididos em stands, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, ação preventiva de câncer de boca, orientação de escovação bucal, ações educativas para prevenção de AVC, oficinas e captação de mães doadoras de leite, orientações sobre doação de órgãos, palestra de cuidados com a voz, atividades sobre higienização das mãos e oficina de cuidado com o paciente de alta complexidade.

Para o diretor geral do HGF, Daniel de Holanda, os 50 anos da maior instituição pública de saúde do Estado, jamais poderia passar sem uma comemoração proporcional a sua importância.

“Durante toda a semana, nós estaremos com uma programação voltada para o nosso público servidor e para a sociedade como um todo. Realizaremos eventos dentro e fora do hospital, mostrando os serviços, a evolução histórica e a importância do Unidade dentro da rede pública de saúde, além da perspectiva futura de uma nova linha de gestão, baseada na eficiência, transparência e governança coorporativa”, enfatiza o gestor.

Ao longo desses 50 anos, o hospital veio se consolidando como uma referência nas mais diversas áreas da saúde. O presidente da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa do HGF, Eliardo Silveira, ressalta o papel de hospital escola que o HGF exerce e destaca que isso se reverte em melhorias no atendimento à população. “Aqui tem toda a vertente assistencial e de ensino, pois somos a unidade com o maior número de residências credenciadas, 32 residências médicas e oito multiprofissionais”, avaliou Eliardo Silveira.

 

 

O HGF

O Hospital Geral de Fortaleza foi inaugurado em 23 de maio de 1969, como unidade pertencente ao extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência e Social (Inamps), idealizado para ser Centro de Referência para a região Norte e Nordeste no tocante à assistência de alta complexidade. Desde o ano de 1990, quando de sua estadualização, o hospital passou a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS), na rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), órgão do Poder Executivo.

Atualmente, o HGF é o maior hospital público da rede estadual, referência em procedimentos de alta complexidade, realizando transplantes, neurocirurgias, e prestando assistência em Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras patologias neurológicas, ortopedia, obstetrícia de alto risco, tratamentos clínicos especializados dentre outros. Integra a rede de Hospitais Sentinelas, Hospital Amigo da Criança, Rede Cegonha e o Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde. É referência em 33 especialidades e 64 subespecialidades e conta com 528 leitos.

Tem sido marcante o desenvolvimento das tecnologias de saúde adotadas pelo hospital, proporcionando uma melhor qualidade às práticas do cuidado. Atualmente, há 4.540 trabalhadores em diversas áreas da saúde, administrativas, técnicas e de apoio, que fazem do HGF referência em atendimento de alta complexidade para a população do Ceará e também de outros estados do país.

São esses profissionais que continuam diariamente a contar a história do hospital que, há 50 anos, existe para cuidar, salvar vidas, melhorar qualidade de vida dos pacientes. No período de abril 2018 ao mesmo mês de 2019, o HGF realizou 248,5 mil consultas, 41,8 mil atendimentos na emergência, 9,6 mil cirurgias eletivas e de emergência e 2,04 milhões de exames laboratoriais e de imagens.

 

Serviço
50ª Reunião Anual do HGF
Local: Auditório principal do Hospital Geral de Fortaleza
Endereço: Rua Riachuelo, 900 - Papicu
Data: 20 a 25 de maio de 2019
Horário: 8h às 17h

 

Clique aqui para fazer a inscrição na Reunião Anual e inscrever seu trabalho científico

 

 banner_programação_50anos_HGF_02.jpg

 

 


Mais informações: Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa do HGF, (85) 3101-3183.

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5