lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias HGF promove ação para conscientizar sobre o Lúpus
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
HGF promove ação para conscientizar sobre o Lúpus
Seg, 06 de Maio de 2019 13:33

 

alt

Na manhã desta segunda-feira, 6, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado Ceará, através do serviço de reumatologia, realizou no auditório principal da unidade, um evento em alusão ao Dia Mundial do Lúpus, celebrado no dia 10 de maio.

Durante toda a manhã a equipe de especialistas do HGF, juntamente com o Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Estado do Ceará (Garce), esteve reunida com os pacientes em uma roda de conversa, tirando dúvidas sobre a doença, além de realizar palestras e atividades diversas.

alt

Segundo a reumatologista Kirla Wagner Poti Gomes, é de grande importância a realização de eventos desse porte, pois ainda é preciso esclarecer bastante a população a cerca da doença, que é grave.

“Nós estamos realizando esse evento para falar principalmente com os nossos pacientes a cerca da doença. Viemos tirar dúvidas e chamar atenção, pois muitas pessoas acham que o lúpus é um câncer ou uma doença contagiosa e nós estamos aqui para tirar essas dúvidas. O lúpus é uma doença grave, autoimune que afeta principalmente mulheres jovens”, esclarece a especialista.

alt

Quem esteve presente na atividade foi a jovem Luzia Jéssica Xavier Magalhães, 27. Ela tem Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e convive com a doença há 12anos. A paciente relata que esse tipo de atividade é muito bom, pois ajuda a fortalecer a luta contra doença, além disso, ela também relata que viu a sua vida transformada e teve que reaprender a conviver com a nova condição de saúde.

“Quando eu recebi o diagnóstico eu fiquei muito assutada, não sabia nada sobre o assunto e vi tudo se transformar na minha vida. Eu fiz alguns procedimentos por conta da evolução da doença que já afetou o meu coração, pulmão e eu estou lutando para que ela não afete mais órgãos do meu corpo. Estarmos aqui reunidos só ajuda a fortalecer a nossa luta”, alega.

Ambulatório de Reumatologia

Maior hospital da rede pública do Governo do Estado do Ceará, o HGF é uma das unidades estaduais que garantem um atendimento especializado para o tratamento da doença. Somente no ano de 2018, o HGF realizou 1695 atendimentos para lúpus. De janeiro a abril de 2019 foram recebidos 386 pacientes no ambulatório. 


O atendimento ambulatorial no Serviço de Reumatologia do HGF acontece de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. O paciente que precisa de uma consulta na Unidade deve procurar primeiro um Posto de Saúde. São as unidades primárias e secundárias que encaminham o paciente para o HGF.

Sobre o Lúpus 

Lúpus eritematoso sistêmico, ou LES, é uma doença não contagiosa, crônica e autoimune. Ela não tem cura, mas o tratamento garante melhor qualidade de vida para o paciente . O lúpus consiste em um conjunto de doenças ou em uma imitação de outras doenças. As inflamações originadas pelo LES podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva durante meses. Há alguns sintomas gerais, como febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Geralmente, o lúpus afeta especialmente mulheres com idade entre 15 e 44 anos.

 

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Calendário

Junho 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6