lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Especialistas alertam sobre conscientização do Parkinson
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Especialistas alertam sobre conscientização do Parkinson
Qui, 11 de Abril de 2019 15:08

alt

Com o objetivo de orientar pacientes, familiares e público em geral sobre diagnóstico e tratamento da Doença de Parkinson, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), através do ambulatório de neurologia, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 11, no auditório da Unidade, realizando atividades sobre a doença. O parkinson é uma doença degenerativa e provoca danos às células nervosas do cérebro, prejudicando a coordenação motora.

Durante toda a manhã, a equipe de especialistas esteve reunida junto aos pacientes, tirando dúvidas sobre a doença através de palestras e atividades físicas.

O aposentado Francisco Lima, 68, é acompanhado pelo ambulatório de distúrbios do movimento há cinco anos. Ele esteve presente no evento e disse que essas iniciativas são boas para as pessoas que sofrem com a doença.

“Eu gosto quando tem esse tipo de atividade, porque a gente fica cada vez mais informado. O meu início com a doença foi muito difícil, e graças ao acompanhamento médico que eu tive, hoje em dia eu consigo ter uma qualidade de vida melhor, praticando até atividades físicas”, fala o aposentado.

alt

 

A chefe do ambulatório de neurologia, Fernanda Maia, ressalta que na medida em que vamos envelhecendo, as chances de se ter a doença aumentam, por isso, é importante a conscientização e cuidado sobre.

“Antes, a doença se focava muito na questão do movimento, e, hoje em dia, sabemos que é uma doença que acomete o funcionamento de vários órgãos, como intestino bexiga, ela é muito mais sistêmica. Precisamos de um atendimento voltado para o doente pro parkinson e o dia vem para lembrar de todas essas nuances que a doença tem”, relata.

alt

 

Quem também participou da atividade, foi a autônoma Antônia Adriana de Oliveira, 43. Ela relata que descobriu a doença há poucos anos e que hoje, teve que se adaptar a outro estilo de vida.

“Eu comecei a sentir uma dormência no dedo do pé quando estava indo para o trabalho, isso em 2015. Depois de ir a alguns especialistas, eu fui atrás de um neuro e foi quando veio o meu diagnóstico, mas de imediato eu não pude começar meu tratamento, pois descobri que estava grávida. Hoje, eu já faço as minhas coisas normais graças ao tratamento que iniciei” salienta.

 

Ambulatório de Neurologia

Maior hospital da rede pública do Governo do Estado do Ceará, o HGF é uma das unidades estaduais que garantem um atendimento especializado para o tratamento da doença. Somente no ano de 2018, o HGF realizou 1247 atendimentos para parkinson. De janeiro a março de 2019 foram recebidos 303 pacientes no ambulatório. O acompanhamento é feito todas as quintas-feiras, das 7 ao meio-dia. Além dos pacientes com a doença de parkinson, o ambulatório também realiza atendimento de pacientes que sofrem de epilepsia, cefaleia, AVC, esclerose múltipla, Alzheimer, doenças desmielinizantes, miastenias graves, toxina botulínica, neuromuscular dentre outras.


Dia: Todas as quintas-feiras
Horário: 7h ao meio-dia
Local: Edifício Régis Jucá (1º andar)- Rua André Dall’Olio, Papicu

Sobre a doença de Parkinson

O Parkinson é a doença neurodegenerativa mais comum depois da doença de Alzheimer, afetando em torno de seis milhões de pessoas no mundo. Afeta os movimentos causando lentidão e tremores, rigidez muscular, desequilíbrio. Além de alterações na fala e na escrita. Foi descrita pela primeira vez em 1817 pelo médico James Parkinson.

Com o envelhecimento da população, tem surgido mais casos de Parkinson em pessoas acima de 60 anos de idade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de 1% da população mundial a partir dos 65 anos sofrem com a doença. No Brasil, a estimativa é de 200 mil pessoas com Parkinson. E não há forma de prevenção à doença. Por isso, os médicos trabalham para minimizar os sintomas que tanto abalam o cotidiano do paciente.

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

 

 

 

 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5