lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias HGF forma a primeira turma de Residência Multi em Terapia Intensiva
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
HGF forma a primeira turma de Residência Multi em Terapia Intensiva
Qua, 27 de Março de 2019 18:08

foto_banner_Residentes_Encerramento.jpg

Na manhã desta quarta-feira, 27, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, através da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), realizou a solenidade de formação a sete residentes multiprofissionais que atuaram na unidade, entregando o título de especialista. A cerimônia aconteceu no auditório principal.


Essa foi a formação da primeira turma de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do HGF. A instituição formou profissionais das categorias de fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, nutrição e odontologia. Entre os residentes, estava a fisioterapeuta Paulleane Rodrigues, que, durante dois anos, teve a oportunidade de aprimorar os conhecimentos na sua área de atuação.

foto_banner_Residentes_Encerramento_03.jpg

“Foram dois anos de aprendizados intensos. Fomos vencendo, nos fortalecendo a cada dia nessa caminhada, e eu tenho muito orgulho de poder representar essa turma” fala.

O evento contou com a participação do coordenador de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Cgeps/Sesa), Marcelo Alcântara; o coordenador geral da Coremu, Roberto Rêgo; a diretora da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Seap), Nair Corso; a diretora de Recursos Humanos, Elliciane Paixão; e os coordenadores da residência Vasco Diogenes e Nilce Almeida, além de profissionais do hospital e dos formandos.

Representando a Secretaria da Saúde, estava o coordenador da Cgeps, Marcelo Alcântara que ressaltou a importância do trabalho realizado no HGF.

“Eu fico muito feliz em ver o HGF cumprindo essa missão de formação de profissionais de qualidade. O objetivo é cada vez mais integrar essas categorias, para construir uma nova maneira de lhe dar com os pacientes” pondera.

foto_banner_Residentes_Encerramento_02.jpg

O coordenador de fisioterapia do HGF, Vasco Diógenes, conta que a residência surgiu a partir de uma necessidade da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que o objetivo era fazer o diferencial.

“A gente observou que faltava essa atuação na UTI, então nós nos juntamos e criamos para poder fazer um trabalho diferenciado e com valor”, destaca.


Para Roberto Rêgo, coordenador da Coremu, o título entregue representa todo o avanço e compromisso da equipe envolvida nas residências multiprofissionais.

“Em 2015 surgiu a idéia de abrir o primeiro curso de residência multiprofissional do HGF, começamos pela Buco-Maxilo-Facial e em seguida, vieram novos pedidos para outras especialidades. Hoje nós só colhemos os frutos desse sonho que tivemos e materializamos” ressalta o especialista.

 

 

Programa de pós-graduação

O programa de treinamento em serviço, Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, na área adulto, é cumprido em regime de dedicação exclusiva (Lei no 11.129/2005), não podendo o residente desenvolver outras atividades profissionais, públicas ou privadas, no mesmo período. A carga horária é de 60 horas semanais, podendo incluir plantões diurnos e noturnos, em sábados, domingos e feriados, totalizando 5.760 horas (teóricas e práticas), com duração de dois anos.

A Residência Multiprofissional e em área profissional da saúde é um programa de pós-graduação lato sensu (especialização), modalidade treinamento em serviço, para profissionais da saúde, exceto o médico, com pleno gozo de direitos para exercício profissional em todo território brasileiro, regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

 

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Calendário

Junho 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6