HGF realiza palestra em alusão ao Janeiro Branco
lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias HGF realiza palestra em alusão ao Janeiro Branco
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
HGF realiza palestra em alusão ao Janeiro Branco
Qua, 24 de Janeiro de 2018 13:49

alt

“Quem cuida da mente, cuida da vida”, esse é o tema de 2018 da campanha Janeiro Branco, ação nacional iniciada em 2013 por um grupo de psicólogos do estado de Minas Gerais que trata da Saúde Mental. Pensando nisso, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, aderiu à campanha e realizou nesta quarta-feira, 24, no auditório principal da instituição, um debate sobre a temática com os servidores da unidade.

“Normalmente, todo começo de ano, nós somos acostumados a fazer planos. Almejamos coisas novas para o ano que se inicia, então, aproveitando isso, vamos instigar as pessoas a pensar sobre a saúde mental e inquietações como o sentidos da vida, propósitos existenciais, equilíbrio emocional e se eles são, ou não, verdadeiramente felizes”, explana a idealizadora do evento no HGF, a psicóloga Jane Eyre Azevedo.

Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo (segundo dados dos Ministérios da Saúde, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão), a campanha Janeiro Branco propõe-se a fazer do mês um momento dedicado às reflexões, às orientações e ao planejamento de ações estratégicas em prol da Saúde Mental nas vidas de todas as pessoas e em todos os ambientes em que elas estejam, em especial, daquelas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de entrar em contato com essas reflexões, orientações e ações.

São 322 milhões de pessoas com depressão em todo o mundo, 4,4% da população e 18% a mais do que há dez anos. De acordo com o MS, no Brasil, em 2015, eram 11,5 milhões com a doença, correspondente a 5,8% da população nacional, e 18,6 milhões sofrem transtorno de ansiedade, equivalente a 23, 9,3% dos brasileiros. 

alt

Para a diretora de Recursos Humanos do HGF, Elliciane Oliveira, trazer esse tema de difícil abordagem para a unidade é de grande relevância para os profissionais.

“O objetivo do nosso evento foi convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, saber o quanto elas conhecem sobre si mesmas, sobre suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos. Espero que façamos do mês de janeiro uma nova página onde pode ser reescrita uma nova história a depender das nossas ações”, explana a gestora.

O HGF presta serviço de psicologia hospitalar a pacientes e funcionários que atuam dentro do hospital. O atendimento não é agendado ao público. Por mês, a psicologia atende 135 pessoas e a psiquiatria 94.

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

Calendário

Agosto 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1