lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA
 EXEMPLOS DE TRABALHOS PRODUZIDOS POR PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA NO ESTADO DO CEARÁ

 

 


DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA É COMEMORADO COM SEMANA DE EXPOSIÇÃO DE ARTE DOS PACIENTES E PALESTRA NO HGF



Pacientes do HGF e Hospital das Clínicas mostram toda a criatividade na mostra Nossa Vida tem Arte, que começa na próxima segunda-feira, 24


O dia 30 de agosto é o dia instituído pela lei federal 11.303 de 11 de maio de 2006, para a conscientização da Esclerose Múltipla em todo o Brasil. Nesta data, associações em vários estados promovem eventos sociais públicos com o objetivo de levar a um maior número de pessoas esclarecimentos sobre a E.M., buscando assim um contato direto com as pessoas, quebrando o estigma de que esta doença impossibilita a convivência social.
    Para  marcar a data em Fortaleza, a Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla do Estado do Ceará – AAPEMCE, vai realizar de 24 a 30 de agosto, no espaço Benficarte, no shopping Benfica, uma exposição com os trabalhos artesanais produzidos pelos portadores de esclerose múltipla. A idéia é demonstrar as potencialidades criativas que os portadores de esclerose múltipla têm e viabilizar a divulgação dos contatos dos artesãos portadores de esclerose múltipla interessados em comercializar seus produtos.
A exposição acontece sempre no horário de funcionamento do shopping Benfica, das 10 da manhã às 10 horas da noite.
No dia 31, fechando a programação, a palestra “Conversando sobre a esclerose múltipla – a visão da equipe multidisciplinar e a visão do paciente” será realizada no auditório principal do HGF, das 9:30 às 11:30h, aberta ao público em geral. A iniciativa é do médico neurologista Artur D`Almeida, chefe do Centro de Tratamento de Esclerose Múltipla do HGF.



Entendendo a Esclerose Múltipla


    A esclerose múltipla é a doença que mais acomete adultos jovens no mundo. Estes muitas vezes se vêem incapacitados para o exercício de suas atividades cotidianas, bem como profissionais, por conta de certas limitações que a doença impõe.
    Aposentadorias precoces, a não inserção no mercado de trabalho para os mais jovens e a criatividade que se manifesta frente às situações adversas produzidas pela doença possibilitam o redimensionamento das aptidões pessoais para a arte, a qual se mostra em primorosos trabalhos resultantes de força de vontade e superação.
    A esclerose múltipla (EM) foi descoberta pela ciência no ano de 1860, sendo o médico francês Charcot o responsável por tal descoberta. Desde então, iniciou-se a busca pela cura de tal enfermidade, sem sucesso até o presente momento.
    Com o passar dos anos, o pouco conhecimento da enfermidade e a falta de tratamentos para minimizar os efeitos da progressão da doença geraram preconceitos e crenças equivocadas na população, dentre as quais a de que a EM era uma doença mental, uma doença de idosos, ou mesmo a doença do esquecimento (por conta do adjetivo esclerosado, o qual é usado vulgarmente para designar pessoas esquecidas).
    Tal desconhecimento acarreta grandes prejuízos para as pessoas acometidas de tal enfermidade, uma vez que o preconceito se manifesta nas mais diversas situações e o resultado é que depressão, falta de amizades e ânimo para viver passam a fazer parte do cotidiano de muitos portadores de esclerose múltipla.


EXEMPLOS DE TRABALHOS PRODUZIDOS POR PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA NO ESTADO DO CEARÁ
 
 


Histórico da AAPEMCE:


O processo inicial para a criação de uma associação que representasse os portadores de esclerose múltipla no Estado do Ceará iniciou-se em 2005, mas o desafio de reunir pessoas com diversos níveis de evolução da doença por muito tempo inviabilizou a criação da tão desejada entidade. No entanto, neste ano de 2009, no dia 13 de junho, finalmente foi criada a Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla do Estado do Ceará – AAPEMCE, a qual tem por objetivos representar os portadores de esclerose múltipla, defender seus interesses e trabalhar por uma maior qualidade de vida para as pessoas acometidas por tal enfermidade.




Mais infromações:


Gilda Barroso – Assessoria de Comunicação do HGF- 3101-7086/ 9925-5762
Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla do Estado do Ceará - AAPEMCE
Endereço: Rua Frei Vidal, nº. 2042 – São João do Tauape
Telefones: 3257-9920 / 8714-3360 / 9924-4994 / 9989-1983
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 

Calendário

Setembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5