lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

O NAC
Seg, 03 de Agosto de 2015 13:03
alt

Unificar processos assistenciais e fortalecer a relação profissional-usuário são alguns dos desafios do serviço público de saúde. Tais ações tornam-se ainda mais complexas quando se trata da maior emergência portas-abertas do Estado do Ceará. O Hospital Geral de Fortaleza, em busca da excelência no atendimento, pesquisou e investiu nesses últimos quatro anos, em sistemas e processos que contribuíssem para a modernização dos serviços hospitalares prestados.
 
Para tanto, o hospital inovou ao criar o Núcleo de Atendimento ao Cliente - NAC. O Núcleo pode ser considerado um marco importante no processo de atendimento e acompanhamento do paciente dentro do perfil assistencial do HGF. Somente a partir da instituição do serviço foi possível gerenciar com eficiência o fluxo do paciente desde a admissão até a alta hospitalar.
 
Prontuário eletrônico

Inicialmente identificou-se a necessidade de informatizar o prontuário do paciente. Diante da carência, o HGF buscou junto ao Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação uma ferramenta capaz de suprir tal tarefa. Foi implantado então, o ERP VITAE de Informação Gerencial que automatiza uma série de tarefas, incorporando novas ferramentas relacionadas ao processo de assistência (admissão, tratamento e alta), com acompanhamento em tempo real.
 
A implementação do sistema está contribuindo para a otimização do trabalho assistencial e administrativo, além da organização de informações fundamentais sobre o paciente, como por exemplo, os serviços ambulatoriais prestados, os exames realizados, as medicações prescritas.
 
O NAC tem acesso a todos os leitos através do sistema eletrônico Vitae, o que proporciona a elaboração de relatórios diários com o fluxo de leitos para ocupação exclusiva de pacientes oriundos da emergência. O sistema Vitae é utilizado ainda enquanto ferramenta de identificação do tempo de permanência no leito, bem como da oferta de leitos dos demais serviços/especialidades para a rede. São os colaboradores que atuam no NAC que acompanham diuturnamente o fluxo de pacientes cadastrados no sistema e programam as internações com pelo menos 48hs de antecedência, garantindo a reserva do leito e distinção do prontuário. Todas as informações são armazenadas no sistema. Ao receber alta, o paciente deixa o hospital com a certeza de que será acompanhado pelos especialistas que aqui atuam por meio do retorno agendado com as respectivas informações: data, horário e código de identificação.
 
Além de acolher com mais qualidade, o HGF conseguiu centralizar as informações operacionais para o gerenciamento dos setores e suas interfaces, o que proporcionou a avaliação da qualidade do atendimento e interação dos processos finalísticos e de suporte.
 
O NAC atua ainda em parceria com as Centrais de Regulação do Estado e do Município. Isto implica no atendimento de pacientes oriundos de outras unidades da rede pública de saúde exclusivamente mediante referência da CRESUS ou da CRIFOR. Tais condições são essenciais para que o Hospital Geral de Fortaleza continue prestando serviços de qualidade à população cearense.

alt
 
 
Serviço de Arquivo
Para melhorar o processo de admissão e alta dos pacientes, o Setor de Arquivo do HGF passou a funcionar ininterruptamente. É lá que estão os mais de 684.000 prontuários de pacientes acompanhados pelo hospital. Devido à informatização do ambulatório, o Serviço de arquivo é capaz de separar e enviar os prontuários, a partir de solicitação prévia, para cada profissional no mesmo dia da consulta. Foi com a ajuda das novas tecnologias que o trabalho de rastreamento de prontuário tornou-se mais eficaz.

Os documentos são localizados através de um software desenvolvido para tal função. Todos os prontuários são organizados cuidadosamente. O Serviço de arquivo está sob gerência do NAC.
 
Enquanto as melhorias no Setor de Arquivo do HGF contribuem para o melhor acompanhamento e identificação dos pacientes por parte dos profissionais, a Central de Parecer, inaugurada em maio de 2014, responde prontamente as solicitações dos médicos especialistas.
 
Hoje, além de identificar a quantidade de pareceres por especialidade, a Central trabalha com um prazo de no máximo 24h para apresentação das respostas às solicitações. A eficiência do atendimento influencia positivamente no tratamento do paciente, que é melhor assistido pela equipe médica.
 
 

Calendário

Novembro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1