lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Acesso à consultas e exames
Qui, 06 de Agosto de 2015 15:12

Perguntas mais frequentes. Tire sua dúvida aqui!

01. Como eu consigo uma consulta no HGF?

Ao ser atendido pelo médico na saúde primária, ou seja, no Posto de Saúde, o paciente deve se dirigir ao Serviço de Marcação de Consultas e Exames (SAME) do próprio Posto. Neste local, o atendente vai inserir o pedido para a consulta, solicitado pelo médico, no Sistema UniSUS Web.

Após inserido, este procedimento fará parte da fila de procedimentos das Centrais de Regulação do Estado (CRESUS) e do Município (CRIFOR). Depois disso, é avaliado pelo Médico Regulador quanto ao nível de prioridade - alta, média ou baixa complexidades. A equipe da Central se encarrega de autorizar o agendamento, realizado pelos operadores conforme disponibilidade de vagas.
 
A regulação realizada tem validade de 30 dias, no aguardo de vagas. Expirando este prazo, é necessária uma nova inserção no Sistema, via origem: Postos de Saúde ou Unidades de saúde secundárias, isso para que haja uma nova avaliação.
 
Lembrando: 
Só será possível inserir o procedimento nos Sistemas se houver pelo menos 1 vaga disponível para este procedimento. Caso não haja, o pedido se tornará parte da demanda interna do Posto de Saúde. Esses pedidos seão gerenciados pela própria Unidade até a abertura de novas vagas.


02. Existe uma outra forma de marcar consulta no HGF?

Sim. Pode ser via Call Center.

Aliado ao novo Sistema de Informatização do Hospital Geral de Fortaleza, chega a implantação do serviço Call Center HGF. Ele surge em abril de 2014 com o objetivo de acelerar o processo de marcação de consulta especializada. Através do Call Center, o hospital se moderniza ao permitir que o médico habilitado solicite consultas através do portal do Hospital.

O médico que atende o paciente em unidades prímária ou secundária (coforme explicado no item acima - 01) pode entrar no portal oficial do HGF e preencher um formulário que aponta a necessidade de atendimento especializado urgente. O médico deve preencher dados como: informações pessoais do paciente, tipo de patologia, possível diagnóstico e relevância da consulta rápida. 

A partir da solicitação, a chefia de cada serviço avalia e indica o especialista que melhor responderá no atendimento ao paciente. 

Lembrando: 

Apenas um médico pode fazer essa solicitação, haja vista que o Call Center também solicita informações sobre o profissional.


Modernização do Sistema de Marcação de Consultas e Exames no HGF

A padronização do acesso do usuário ao Hospital Geral de Fortaleza foi possível, somente, a partir da criação do NAC. Ciente da importância desse processo, o HGF passou a organizar o fluxo de marcação de consultas e realização de exames clínicos e laboratoriais. Para tanto, o HGF encontrou nas Centrais de Regulação e na própria estrutura do NAC as ferramentas necessárias para esse desafio. Atualmente, o paciente que necessita de atendimento ambulatorial no HGF, precisa ser referenciado pelo CRESUS/CRIFOR e Call Center do NAC.

As mudanças rapidamente apresentaram resultados positivos, tais como a informatização da quantidade de consultas marcadas/realizadas e agilidade na continuidade do atendimento. O setor de marcação de consultas, protagonista deste trabalho, é responsável pelo agendamento inicial e retorno do paciente ao especialista. O usuário é identificado a partir de um código gerado pelo setor.

A informatização foi fator determinante para o desenvolvimento do trabalho realizado pelos colaboradores que atuam nas chamadas “ilhas” ambulatoriais. São eles quem confirmam a vinda ou não do paciente, agendam uma segunda consulta e marcam os exames solicitados pelos médicos.

Em relação aos exames clínicos e laboratoriais, o HGF instituiu, em agosto de 2014, uma Central específica para esta demanda, objetivando direcionar todas as solicitações, seja dos usuários da emergência ou do atendimento eletivo, da unidade. Assim, a Central de Exames do HGF contribui para minimizar o tempo de espera do diagnóstico e agilizar a decisão médica bem como o controle de pedidos e estatística dos mesmos.

 

Calendário

Decembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6