lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Grupo de Apoio Renascer
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Grupo de Apoio Renascer
Qui, 12 de Agosto de 2010 10:06

 

 
alt

 

Um Novo Olhar para a Vida

 

O diagnóstico de câncer de mama provoca grandes alterações na vida psicossocial dos que descobrem essa enfermidade. Contar com o apoio da família e de uma equipe multiprofissional influi na qualidade de vida dessas pessoas.

 

Iniciado em 2001, o Grupo de Apoio Renascer vem se configurando como um espaço de enriquecimento psicossocial na vida das mulheres que tiveram câncer de mama e estão em tratamento. Além de possibilitar novas experiências, o grupo favorece o retorno à condição de mulheres ativas e criadoras de suas mudanças. Neste grupo, no convívio com outras pacientes, elas se tornam protagonistas de suas histórias de vida. Particpando de atividades cuilturais e lúdicas, do convívio social e da troca de experiencias, elas buscam novos caminhos de viver bem e adaptam-se a esse novo estágio de vida.

O Grupo se reúne uma vez por mês, sempre ás primeiras quintas-feiras, no horário das 9h às 11h, no Mini-auditório Antero Ferreira Barros do HGF. A cada reunião, o grupo conta com cerca de 20 participantes.

Ações

Orientações;

Encaminhamentos;

Palestras informativas, educativas, espirituais;

Excursões de lazer;

Dinâmica de grupo;

Apoio às famílias;

Participação em campanhas de combate ao Câncer de mama; e

Comemoração de datas festivas.


Impacto das ações

Participação efetiva das mulheres em tratamento;
Satisfação dos clientes e profissionais;
Favorecimento da Interdisciplinaridade;
Humanização no atendimento; e
Produção de trabalhos científicos.

 

O Grupo de Apoio Renascer faz parte do Programa de Atenção e Recuperação à Saúde da Mulher, que tem como objetivo promover condições de uma asisitência integral às pacientes do Serviço de Mastologia do Hospital Geral de Fortaleza, HGF. O objetivo é contribuir para um tratamento humanizado, resultando na melhoria da qualidade de vida de mulheres com câncer de mama. O programa caracteriza-se por uma intervenção humanizada, multidisciplinar, realizada em consonância com os interesses das mulheres atendidas, com ações no plano teórico fundamentadas em grandes vertentes das teorias humanistas.

 

Além do Grupo de Apoio Renascer, são desenvolvidas dentro do Programa de Atenção e Recuperação à Saúde da Mulher, as seguintes ações:

 

- Estudos sócio-econômicos e culturais;

- Anamnese/ aconselhamento;

- Atendimento no leito e ambulatorial;

- Orientações: Importância da prevenção, aceitação do diagnóstico e tratamento; direitos sociais e previdenciários; cuidados sobre o braço operado após cirurgia de mama e educação em saúde.

 

Equipe Multiprofissional

Assisitente Social, arendentes e auxiliares de enfermagem, enfermeira, fisioterapeuta, médicos mastologistas, médico cirurgião plástico, nutricionista, psicóloga, residentes/ internos da Mastologia e Terapeuta ocupacional.

 

Coordenação

Maria Célia Diniz Leandro

Chefe da Mastologia

Marco Antônio Nasser Aguiar

Psicóloga

Jane Eyre Azevedo 

Terapeuta Ocupacional

Maria do Socorro Porto Albuquerque

 

Grupo de Apoio Renascer - 3101-334/ 3101-3300

 

Calendário

Junho 2022
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2