lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Especialidades Obstetrícia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Obstetrícia de Alto Risco
Sex, 03 de Junho de 2011 11:27

alt

Serviço
O setor de obstetrícia conta com Emergência Obstétrica, Centro Obstétrico, Setor de Internação Obstétrica / Alojamento Conjunto. A Emergência Obstétrica de alta complexidade, em novas instalações, ampliadas e modernizadas, proporciona conforto e qualidade no atendimento. Possui quatro leitos de observação, sala de AMIU (Aspiração Manual Intrauterina), sala de ultrassom, dois consultórios para atendimento, uma recepção interna e externa para pacientes. Vale ressaltar que todas as gestantes ao serem atendidas na emergência obstétrica, estão sempre com seu acompanhante ao lado, mesmo quando ficam na sala de observação. Há suporte para exames complementares, como ultrassom e cardiotocografia.

O Centro Obstétrico é dividido em dois setores: o Centro Obstétrico Pré-Parto e Centro Obstétrico Cirúrgico. O cirúrgico possui duas salas cirúrgicas e uma sala de recuperação com três leitos, uma sala de parto vaginal e uma unidade de recepção do recém-nascido. O Pré-parto possui oito leitos, onde acontecem os partos vaginais sem distórcia. São leitos individualizados, garantindo privacidade às pacientes.  É garantido o direito a acompanhante durante todo o período de sua internação, dia e noite.  O setor dispõe de recepção de recém-nascido.

A ala de internação obstétrica é caracterizada pelo alojamento conjunto, com direito a acompanhante. Possui 33 leitos, uma sala de atendimento planejada para prestar cuidado diário ao recém-nascido e moderna bancada com banheiras térmicas. Todas as mães que recebem alta levam agendados os retornos para acompanhamento próprio e do recém-nascido. São realizados os testes do pezinho, do olhinho e do ouvido, e aplicadas as vacinas recomendadas. Além disso, as mães recebem a certidão de nascimento.

Outro diferencial do setor é o incentivo ao aleitamento em relação às mães que estão com os seus bebês internados no Setor de Neonatologia. Essas mães recebem uma atenção especial, sendo acompanhadas por um profissional de enfermagem no percurso entre o alojamento conjunto e a neonatologia, com o objetivo de garantir a integridade física da paciente. Assim, a paciente se sente apoiada e segura com a presença de um profissional que a conduz, dando-lhe o suporte necessário.

O serviço conta ainda com Projeto Mãe-Canguru e a Classificação de Risco para gestantes que deverá ter início no segundo semestre de 2011. Esperamos estar incluído no programa Rede Cegonha, pois fomos referência a nível estadual para gestante de alto risco. Este é o nosso trabalho. Procuramos prestar uma assistência de qualidade e humanizada.

Missão

O Setor de Obstetrícia tem como missão acompanhar a gestante de alto risco, desde o início da gravidez até a puerpério, incluindo os cuidados imediatos e mediatos ao recém-nascido, visando à manutenção da integridade físico-psíquico-biológica, através de uma assistência sistematizada integral ao binômio mãe-filho. Objetiva também a formação de profissionais de alto nível na área materno-infantil.

Atendimento ambulatorial
O atendimento ambulatorial conta com três salas e assiste, diariamente,  pacientes com gravidez de alto risco, seja pelas características da própria gravidez ou por doenças de base, que possam acarretar complicações.
O acompanhamento às gestantes é feito por uma equipe multidisciplinar, envolvendo, principalmente, as clínicas de Endocrinologia e de Neurologia. Compõem o serviço equipamentos como o aparelho de ultrassom 3D de última geração, acessível a pacientes gestantes internadas ou não.

Projetos em destaque

Projeto Nascer

objetiva o acolhimento, o aconselhamento, a realização do teste rápido para HIV e o manejo clínico de parturientes HIV positivo e crianças expostas. Considerando a prevenção e profilaxia para casos de mães soropositivas, o projeto fornece AZT, inibidores de lactação e fórmula láctea para os filhos.

Melhoria da Atenção Obstétrica e Neonatal nas Maternidades
Ressalta-se a aquisição de equipamentos com verbas específicas deste projeto junto ao Ministério da Saúde, na ordem de R$ 100.000,00.
Parceria com o Setor de Imunização – beneficia todos os recém-nascidos que recebem vacinas no hospital.

Hospital Amigo da Criança
São realizadas palestras diárias nas enfermarias, incentivando e orientando o aleitamento materno.

Parto Humanizado
incentivo ao parto normal com o uso de métodos de relaxamento e estímulo como o “cavalinho” e a “bola suíça”. Garante também a presença de acompanhante para proporcionar tranquilidade.

Planejamento Familiar
 Destaca-se como segmento integrante do cuidado integral à paciente. 

Equipe multidisciplinar

Chefe do Serviço

Dr. Francisco José Costa Eleutério


Informações
HGF – 3101.3209 / 3101. 3222



                                                                                    
                   
Assessoria de Imprensa do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
Contato: 3101. 7086

 

Calendário

Novembro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4