lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Neurocirurgia
Seg, 05 de Agosto de 2013 09:30
alt

Serviço
A Neurocirurgia é uma especialidade médica de alta complexidade que contribui no tratamento das doenças vinculadas ao sistema nervoso central e periférico.
A especialidade médica tem importância fundamental no diagnóstico e tratamento de tumores cerebrais, aneurismas intracranianos, hidrocefalias, infecções do sistema nervoso, traumatismos do crânio e da coluna, distúrbios do movimento, epilepsia, malformações congênitas, lesões dos nervos periféricos, processos degenerativos da coluna vertebral bem como doenças neurológicas sob terapia intensiva.

Missão
O objetivo é oferecer aos pacientes atendidos na unidade de saúde pública um serviço de alta qualidade e atenção integral na avaliação e tratamento de doenças neurológicas.

Atendimento ambulatorial
O Ambulatório da Neurocirurgia do HGF funciona todos os dias da semana. Como os pacientes neurológicos precisam ser assistidos também por outros especialistas, além dos neurocirurgiões, cada dia da semana é destinado a uma especialidade. O atendimento ambulatorial é responsável pela avaliação inicial dos pacientes, internação médica para procedimentos eletivos e acompanhamento pós-operatório dos pacientes. Os pacientes admitidos no pronto socorro são avaliados com visitas médicas diárias. As cirurgias de urgência e emergência neurocirúrgicas podem ser realizadas a qualquer tempo. As cirurgias eletivas são realizadas diariamente com estrutura física e equipamentos complementares como: microscópio eletrônico, aspirador ultrassônico, equipamento de estereotaxia, craniótomo pneumático, equipamentos de vídeo e multimídia, endoscópios, intensificadores de imagem e raios-x. O espaço físico da enfermaria tem disponibilidade de 24 leitos de internação com visitas médicas diárias pelo corpo clínico. O serviço conta ainda com atividades de neurorradiologia diagnóstica e terapêutica encarregados da realização de exames de arteriografia cerebral, tratamento endovascular de aneurismas intracranianos e de malformações vasculares e embolizações de tumores cerebrais. Já os exames radiológicos são disponibilizados pelo serviço de radiologia e contam com ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-x, dentre outros.

Programas e atividades Acadêmicas
Em 2013, foi iniciado o programa de Residência Médica em Neurocirurgia, concretizando a vocação da equipe na formação de médicos na especialidade e investimento em ensino e pesquisa científica.
O serviço de neurocirurgia oferece estágio na especialidade a estudantes de medicina no período de internato médico de faculdades de medicina públicas e particulares. As atividades dos internos acompanham a rotina do serviço e tem orientação dos médicos assistentes.
A rotina acadêmica conta com a elaboração e publicação científica em periódicos médicos, congressos de especialidades e apresentações em encontros científicos.

Equipe Multidisciplinar
O corpo clínico da neurocirurgia do Hospital Geral de Fortaleza conta com neurocirurgiões que têm atividades em enfermaria (acompanhamento de pacientes internados), ambulatório (atendimento em consultório), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Urgência e Emergência, com cobertura de 24 horas, da unidade de AVC e demais unidades de internação do HGF.
 A unidade de internação do serviço de Neurocirurgia conta com equipe de enfermagem dedicada a especialidade, bem como profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e serviço social.
O serviço de neurocirurgia promove, juntamente com os serviços de anatomia patológica e radiologia, reuniões clínicas periódicas com apresentação de cirurgias, exames complementares neurorradiológicos e exames anátomo-patológicos com discussão dos casos e definição diagnóstica dos pacientes submetidos à cirurgia.
O tratamento de tumores conta com apoio do serviço de oncologia para tratamento com quimioterapia e encaminhamento para radioterapia dos pacientes que necessitem de tratamento complementar.
 A neurologia tem atividades complementares em tratamento conjunto de doenças neurológicas de acompanhamento clínico e exames complementares como eletroencefalograma, eletroneuromiografia, exames de líquor, dentre outros.


Chefe do Setor de Neurocirurgia do HGF
Edson Lopes Jr.

Eliseu Becco Neto
Francisco Ramos Jr.
Jackson Gondim
Stélio Araújo
Sérgio Pouchain
Flávio Leitão Filho
André Soldati
João Renato Figueiredo
Carlos Alberto Fernandez

Informações
Serviço de Neurocirurgia do HGF – 3101.3299
 

Calendário

Novembro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4