lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Especialidades Mastologia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Perguntas Frequentes
Qua, 10 de Outubro de 2012 13:38



alt


1. Quais os Sintomas do Câncer de Mama?

Resposta: Os sintomas são variados. É importante que cada mulher esteja familiarizada com suas mamas, sabendo o que sentem e o que lhes parece normal. Qualquer mudança deve ser imediatamente relatada ao seu medico nos ambulatórios do estado ou município. É importante saber que idealmente, os tumores sejam diagnosticados pelas mamografias de rotina, antes que qualquer alteração seja percebida.  

O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo (caroço) na mama. Outros sinais incluem:

-    Aparecimento de irregularidades na pele de uma das mamas, como covinhas ou franzidos, que podem fazer a pele parecer com a casca de uma laranja.
-    Alterações recentes no mamilo e aréola de uma das mamas, tais como: prurido, descamação, ferimentos ou retração.
-    Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo.
-    Um caroço em uma axila.

É muito importante que você compreenda que, se estiver diante de quaisquer das alterações descritas acima - inclusive a percepção de um nódulo – isso NÃO significa necessariamente a presença de um câncer. Se você, porém, perceber algo que ache ser anormal, por mais de duas semanas, vá ao médico para esclarecer os seus sintomas.


2. Quais os principais fatores de risco para o câncer de mama?

Resposta:

•    Idade avançada. Mulheres com mais de 60 anos tem um risco maior do que as mais jovens.
•    História familiar de câncer de mama. Se você tem mãe, irmã ou filha com câncer de mama, então terá uma chance maior de também ter esse diagnóstico. Ainda assim, a maioria das mulheres que desenvolvem câncer de mama não apresenta história familiar dessa doença.
•    História pessoal de câncer de mama. Se uma mulher teve câncer em uma das mamas, vai apresentar uma chance maior de desenvolver outro tumor maligno na outra mama.
•    Obesidade.
•    Primeira menstruação antes dos 12 anos.
•    Menopausa após os 55 anos.
•    Terapia de Reposição Hormonal pós-menopausa.
•    Consumo excessivo de álcool.


3. Sinto muitas dores nas mamas. Pode ser câncer?

Resposta: A Dor Mamária (mastalgia) é um desconforto que afeta a maior parte das mulheres (sete em cada dez), durante alguma época das suas vidas.
Cerca de 10% das mulheres tem dor moderada a severa durante mais de cinco dias por mês. Em alguns casos, a dor mamária persiste durante todo o ciclo menstrual (ou seja, é continua).

Embora mulheres na menopausa possam queixar-se de dor na mama, o sintoma ocorre com maior frequencia em pessoas mais jovens.
O tipo de dor mais frequente é chamado de mastalgia cíclica, porque está nitidamente relacionada aos ciclos menstruais. Usualmente afeta as duas mamas, particularmente nas regiões superiores-externas (próximas às axilas) e frequentemente se acompanha de inchação, aumento da consistência e nodularidade (sensação de perceber caroços) das mamas. Quase sempre uma mama é mais afetada do que a outra.
A dor mamaria cíclica parece ter uma ligação forte com os hormônios femininos, embora não se possa detectar uma anormalidade hormonal em particular na maioria dos casos.

A mastalgia isolada raramente significa câncer de mama, porém, se você tem dor persistente, que esteja afetando sua vida e se estiver preocupada quanto a possibilidade de ter um câncer de mama, deve procurar esclarecimento com um médico.


4. Tenho 38 anos, um filho. Sofro muito de dores nas mamas e o médico não detectou nenhum câncer. Ainda tenho muito medo. O que faço?

Resposta: O mais importante é que você compreenda que esta condição é própria das mulheres do mundo atual, que trabalham fora (e dentro de casa também), tem poucos ou nenhum filho, e estão sujeitas aos estresses da vida diária com intensidade cada vez maior.

Você não está necessariamente com nenhuma doença mamária e para melhorar das dores terá que, em primeiro lugar, aceitar com docilidade esse incomodo.
Quando isso ocorre, a maiorias das pacientes (principalmente as que estão com medo de câncer ou alguma coisa séria) vai experimentar um alivio progressivo. Você passa a “conviver bem” com a situação e os dolorimentos caem para níveis baixos e fáceis de lidar. Lembre-se sempre de que as dores mamárias raramente estão associadas ao câncer de mama em suas fases iniciais.


5. Quais são as recomendações dos médicos que podem me trazer alivio?

Resposta:

-    Use compressas mornas nas mamas.
-    Use sutiãs bem adaptados e firmes. Muitas mulheres até dormem á noite com sutiã, hora em que as mamas podem estar bastante sensíveis.
-    Embora os estudos sejam inconclusivos, a diminuição do consumo de cafeína pode ajudar algumas pessoas.
-    Mantenha o seu peso nos limites normais.
-    Use um analgésico (Tylenol ou outros) nos dias de maior incomodo.
-    Ácido  Gamalinolênico (Óleo de Prímula, Óleo de Borragem, etc.) podem ser úteis em algumas mulheres. Converse com o seu médico. Se não houver um bom efeito em dois ou três meses, não será válido que você continue a usá-los.


6. Eu tenho um nódulo na minha mama e tenho medo que seja câncer. O que faço?

Resposta: A maioria dos nódulos que as mulheres sentem nas suas mamas é benigna (não é câncer). Um nódulo benigno pode ser uma área normal ou de tecido glandular hiperativo, ou pode ser um cisto (área sacular cheia de líquido aquoso).

Em qualquer situação, se você sentir um nódulo no seio, não hesite em procurar um médico. Somente após a avaliação médica você poderá se sentir aliviada. E se alguma coisa mais seria for achada, poderá iniciar o tratamento sem perda de tempo.


7. Usar sutiã continuamente pode causar câncer de mama?

Resposta: Não. De fato, muitas mulheres relatam que se sentem mais confortáveis com relação às dores mamárias quando usam sutiãs o dia todo, mas não existe correlação com o desenvolvimento de câncer. Também não existem evidências de que os sutiãs com suporte metálico causem câncer de mama.


8. Li muitas notícias na internet dizendo que os desodorantes e antitranspirantes podem causar câncer de mama. Isso é verdade?

Resposta: NÃO. Não existem evidências que apóiem essa idéia. São boatos (o lado ruim da internet).


9. Os implantes de silicone causam câncer de mama?

Resposta: Implantes de silicone formam uma cicatriz na mama e podem dificultar a interpretação da mamografia, prejudicando o diagnóstico precoce. Contudo, não aumentam o risco de câncer.


10. Os cistos de mama podem se tornar malignos?

Resposta: Cistos mamários estão presentes em quase todas as mulheres e muito raramente podem sofrer transformação em câncer. É extremamente importante, entretanto, esclarecer se o que você tem é apenas um cisto ou uma outra condição. Se você sentir um nódulo na sua mama, deve procurar o médico. Um exame de Ultrassom ou a punção (inserção de uma agulha fina) do nódulo pode determinar se ele é cístico (contendo liquido) ou sólido (formado por células).


11.  Eu posso herdar um câncer de mama de minha mãe, avó ou tia materna?

Resposta: Não há uma resposta simples para esta questão. Alguns genes anormais são associados com um risco aumentado de câncer da mama. Em famílias que tem um gene anormal, a alteração pode ser transmitida de uma mãe para a filha.
Entretanto apenas 10% (uma em dez) das mulheres com câncer de mama têm um gene anormal herdado para esta doença. O câncer de mama devido a uma alteração genética hereditária tende a ocorrer em pessoas mais jovens (antes dos 40 anos), em várias mulheres da mesma família e em um ou nos dois seios (geralmente em épocas diferentes). O gen anormal também está associado a um risco aumentado de câncer do ovário. Há outros fatos importantes para lembrar:
    

Só porque sua mãe ou outra parente teve câncer de mama, não significa que você também terá esta doença.
A maioria das mulheres que recebem o diagnóstico de câncer de mama NÃO TEM história familiar dessa doença.
Há muitos outros fatores de risco para o câncer de mama. Ter algum parente com esta doença é apenas um desses fatores.





 

 

Calendário

Novembro 2022
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3