lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Especialidades Mastologia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Diagnóstico das Lesões Mamárias
Qua, 05 de Setembro de 2012 12:44

Sendo um Serviço de atendimento terciário, muitas pacientes já chegarão com um diagnóstico de câncer estabelecido. Nestas situações, o grupo de especialistas do HGF trabalhará com você para desenvolver um plano de tratamento abrangente para a sua condição mamária.

Nos casos suspeitos encaminhados, será feita uma avaliação completa dos exames de imagem já realizados em outros serviços e a paciente será submetida a uma biopsia (retirada de um fragmento de tecido mamário que é examinado por um médico patologista para ver se na amostra existem áreas de câncer). Os principais tipos de biopsias realizadas no HGF são:

Aspiração com Agulha Fina
É um procedimento rápido feito no consultório. O médico usa uma seringa com agulha fina para retirar uma amostra de células do nódulo. Este material é levado ao laboratório para ver se existem células malignas. Este teste pode também ser empregado para esvaziar o conteúdo liquido de um cisto mamário benigno.

Biopsia com Agulha
É também conhecida como “Biopsia Core”. Aqui, o médico utiliza uma agulha maior e é necessário um pouco de anestésico na área da punção, para o seu conforto. Diminutos fragmentos de tecido são removidos, permitindo uma análise mais detalhada da lesão mamária. A mamografia e a ultrassonografia poderão ser empregadas para auxiliar na localização de lesões (tumores) pequenas.

Biopsia Excisional e Incisional (biopsia cirúrgica)
Nesta operação, você é submetida a um pequeno procedimento sob anestesia geral ou sedação e todo o nódulo é retirado (excisional) ou somente parte dele (incisional). O tecido removido é encaminhado para exame. Na maioria dos casos, você terá alta hospitalar no mesmo dia.

Biopsia Guiada por Fio
Em alguns casos, a lesão suspeita será tão pequena que somente é observada na mamografia (pequenas calcificações, por exemplo). O cirurgião não pode sentir ou ver a área que deve ser removida. Então, durante uma mamografia ou ultrassonografia o médico radiologista coloca um fino fio metálico cuja extremidade fica junto da lesão.
Você será então encaminhada para a sala de cirurgia onde o cirurgião vai remover o tecido suspeito, seguindo a orientação do fio. A amostra de tecido é então encaminhada para o laboratório e será examinada para células malignas, por um patologista (médico que analisa as biopsias).

Biopsia Guiada por Radiofármaco
Outro método de marcação de lesões impalpáveis, conhecido por ROLL, consiste na injeção de uma pequena quantidade de material radioativo no sítio da lesão suspeita. No centro cirúrgico, o médico usará um aparelho detector de radiação gama (Gama Probe) para a localização intra-operatória da área suspeita. Esta é removida e também enviada para biopsia.

Biopsia com Punch
Nestes casos, remove-se um pequeno círculo de tecido, usualmente da aréola. É empregada quando o seu médico suspeita de Doença de Paget (uma forma de câncer que afeta a aréola e o mamilo).



 

Calendário

Novembro 2022
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3