lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Especialidades Mastologia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Detecção e Diagnóstico
Qua, 05 de Setembro de 2012 09:48

A detecção precoce do câncer de mama continua a ser a chave-mestra para a cura dessa doença. É necessário que as mulheres compareçam regularmente para as consultas de rotina e tenham suas mamas examinadas pelo médico. Após o exame, o médico poderá solicitar exames de imagem complementares, tais como uma mamografia, ultrassonografia ou uma biopsia.
 

Exame Clínico das Mamas

Inicialmente, o médico vai inspecionar as mamas da paciente, procurando por diferenças na forma ou tamanho. A pele das mamas é observada para ver se existem áreas avermelhadas ou retraídas. Pode ser encontrada, por exemplo, uma área de edema (inchação) na pele, que a deixa parecida com uma casca de laranja. Em seguida, solicitará que a paciente execute alguns movimentos com os braços, que podem evidenciar abaulamentos ou retrações cutâneas.

Através da palpação, as mamas e as axilas serão cuidadosamente examinadas. Qualquer nódulo (caroço) encontrado vai ser avaliado quanto ao tamanho, forma, consistência e também se ele é móvel ou não. Os mamilos são examinados para ver se há saída de algum tipo se secreção.  

Os nódulos benignos são frequentemente macios, lisos, arredondados e móveis.
Um nódulo que se mostre duro, irregular em sua forma e pouco móvel dentro da mama, tem maior probabilidade se sem maligno, porém exames adicionais têm que ser realizados para diagnosticar o problema.

O Exame Clinico anual das mamas está indicado para todas as mulheres, a partir dos 30 anos, ou antes, se houver história familiar de câncer de mama.

 
Mamografia

A mamografia é um ‘retrato’ feito com Raios-X, dos tecidos mamários e das axilas . Este exame pode mostrar um nódulo (caroço) antes que ele seja palpável pela paciente ou pelo médico. Pode-se também identificar diminutos depósitos de cálcio (microcalcificações).

alt

Microcalcificações vistas na mamografia

Os nódulos e as microcalcificações poder ser devidos a um câncer, a uma situação pré-maligna, ou a outras condições benignas. Exames adicionais serão necessários para esclarecer o diagnóstico.

As mulheres devem, mesmo que não tenham nenhum sintoma, fazer mamografias rotineiramente para que o câncer de mama possa ser detectado precocemente (Mamografia de Detecção). As recomendações mais aceitas são:

1. Todas as mulheres com 40 anos ou mais devem fazer mamografias de detecção a cada um ou dois anos.
2. Mulheres com menos de 40 anos, mas que tenham fatores de risco para câncer de mama devem planejar, junto com o médico, qual a melhor forma fazer os exames preventivos.


alt      

Parte do exame mamográfico, que é analisado pelos médicos.

Se a mamografia mostrar uma área anormal na mama o médico vai solicitar imagens mais detalhadas dessa área, exame chamado de Mamografia Diagnóstica.
 
Outros Exames de Imagem:


Ultrassonografia
 
Se uma paciente tiver uma alteração no exame clinico ou nas mamografias, então uma Ultrassonografia poderá ser solicitada. Um aparelho de ultrassom produz ondas sonoras (que não podemos ouvir). Essas ondas ‘batem’ nos tecidos mamários e seus ecos retornam ao aparelho. Um computador do dispositivo transforma esses ecos captados em uma imagem característica.

alt

A ultrassonografia pode definir se um nódulo é sólido (composto por células), um cisto (cheio de líquido) ou uma mistura dos dois. Os cistos normalmente não são câncer. Os nódulos sólidos podem ser benignos ou um câncer.


Ressonância Magnética

alt 
                    RM da mama                                           Aparelho de Ressonância Magnética    

Este exame utiliza um poderoso campo magnético, pulsos de radiofrequencia  e um computador para produzir imagens detalhadas do tecido mamário.
O aparelho de RM não emite Raios-X e o exame é indolor. Algumas pessoas, entretanto não se sentem confortáveis dentro do aparelho e como o exame pode ser demorado, às vezes é necessário que se faça uma sedação.  As imagens podem ser examinadas no monitor do computador, impressas ou gravadas em CD.

                                                                                   
Biopsia
 
Uma biopsia significa a remoção de tecido para pesquisar se existem células malignas. A biopsia é a única maneira de se afirmar com certeza se um câncer está presente.



alt
     Fragmento de mama visto no microscópio



 
 

Calendário

Maio 2022
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4