lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Especialidades Mastologia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Quimioterapia
Ter, 04 de Setembro de 2012 13:51

Quimioterapia (QT) significa o uso de drogas, isoladamente ou em combinação, para matar células cancerígenas.

É considerada um tratamento sistêmico, pois as medicações vão se distribuir pela corrente sanguinea, para todo o organismo. No câncer de mama, a quimioterapia poderá ser utilizada:

- Antes ou depois da cirurgia, de acordo com o planejamento de tratamento de cada caso.
- Como tratamento primário do câncer que já atingiu outros tecidos ao tempo do diagnóstico.
- Nos casos de recorrência da doença após o tratamento inicial.

As células malignas tendem a crescer e se dividir rapidamente, desordenadamente e sem controle. Por esses motivos, algumas vezes elas conseguem se desprender do tumor original (primário) e então viajar para outros locais do organismo, onde darão origem às metástases (tumores secundários).
A maioria das células normais tende a crescer e se dividir de modo preciso e ordenado. Algumas células normais, entretanto, dividem-se mais rapidamente, incluindo as células dos folículos pilosos (raiz dos cabelos), mucosa oral e do aparelho digestivo e medula óssea (a medula óssea fabrica as células sanguineas). A quimioterapia pode afetar essas e outros tipos de células que se reproduzem com rapidez, fato responsável por alguns dos seus efeitos colaterais.

Quando utilizada no tratamento do câncer de mama em estágios iniciais, é comum que seja iniciada após a cirurgia, tão logo você se recupere. Os médicos chamam esse tratamento de Quimioterapia Adjuvante, por ser dada em adição à cirurgia, que é o tratamento primário.  
Em alguns casos, a QT é administrada antes da cirurgia, quando os médicos querem diminuir o tumor da mama de forma a melhorar as condições de operabilidade. A QT pré-cirúrgica pode ainda reduzir muito o tamanho do tumor, de forma a permitir uma cirurgia conservadora numa paciente com indicação de mastectomia total. Eles chamam esse tratamento de Quimioterapia Neoadjuvante. Deve-se reforçar que, mesmo nos casos em que o tumor da mama regrediu totalmente, a cirurgia continua a ser necessária para o tratamento.

Em muitos casos as drogas (remédios) quimioterápicas são utilizadas em combinação, o que significa que você recebe dois ou três medicamentos no mesmo tratamento. Essas combinações são chamadas de esquemas quimioterápicos.     



 

Calendário

Maio 2022
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4