lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Cirurgia do Aparelho Digestivo
Ter, 23 de Setembro de 2014 15:23

alt

Serviço
A Cirurgia do Aparelho Digestivo trata de uma maneira mais aprofundada as patologias do aparelho digestivo, permitindo a integração multiprofissional de todas as especialidades envolvidas.

Com o aumento no número de casos de câncer do aparelho digestivo, notadamente do intestino grosso e com o advento de novas tecnologias que possibilitam diagnósticos mais precisos e mais precoces, a criação do serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo tornou-se uma necessidade.

Esse serviço permite uma assistência mais especializada das doenças do aparelho digestivo que necessitam de tratamento cirúrgico, desde a avaliação pré-operatória, ao tratamento adjuvante e seguimento pós-operatório.

A Cirurgia do Aparelho Digestivo trata preferencialmente aquelas patologias de maior complexidade e que necessitam de exames mais especializados para esclarecimento diagnóstico e devem ser tratadas em hospitais de nível terciário.

O Hospital Geral de Fortaleza está aparelhado com o que existe de mais moderno na investigação diagnóstica e tratamento de todas as patologias do trato digestivo, aliado a competência de profissionais especializados e uma infraestrutura de suporte em todos os níveis de assistência.


Missão
Atender com qualidade os pacientes portadores de patologias do aparelho digestivo, dando prioridade as doenças neoplásicas, referenciados pela rede de saúde do Estado do Ceará.


Atendimento ambulatorial
O serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do HGF conta com ambiente adequado para o atendimento dos pacientes, localizado no primeiro andar do prédio de ambulatórios.

O atendimento ao paciente acontece ao longo de quatro turnos por semana e atualmente o serviço tem capacidade para atender cerca de sessenta pacientes por semana. A atuação do serviço abrange cirurgias de todo o aparelho digestivo, do esôfago ao ânus, dando prioridade aquelas de maior complexidade, tais como câncer e cirurgias que exigem um grau maior de treinamento.


Programas e atividades acadêmicas
O serviço abriu duas vagas para residência na área em março de 2014, e hoje encontra-se em pleno desenvolvimento da atividade de ensino e treinamento, inclusive com rodízio de alunos do internato de medicina.

Além da equipe de cirurgiões, o serviço tem parcerias com as clínicas de Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Cirurgia Geral, Oncologia Clínica, Patologia, Transplante Hepático e Infecção Hospitalar. Os residentes fazem rodízios sistemáticos em alguns desses serviços como parte de seu treinamento.


Chefe do serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do HGF
Olavo Napoleão de Araújo Junior

Profissionais e suas Especialidades
José Eudes Basto Pinho, cirurgião do aparelho digestivo
Paulo Henrique Dourado, cirurgião do aparelho digestivo
Cássio Cortez Santos, cirurgião do aparelho digestivo


Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do HGF: 3101. 3270/3337

 

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @Hospital_HGF

 

 

Calendário

Novembro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4