lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Sex, 08 de Agosto de 2014 14:48

alt

Serviço
A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é fundamentalmente uma especialidade oncológica. Cuida principalmente das neoplasias benignas e malignas na área da cabeça e pescoço, exceto aquelas do sistema nervoso central. Estas fazem parte do domínio da Neurocirurgia. Além dos tumores do campo da Otorrinolaringologia, trata também dos tumores da área Buco-maxilo-facial, ósseos, das regiões orbitária e periorbitária; neoplasias da pele; afecções das glândulas salivares, paratireóides e tireóide; tumores do esôfago e traquéia cervicais; sarcomas e outros tumores de partes moles; tumores do sistema nervoso periférico; quimiodectomas e linfangiomas.

Os cistos e fístulas cervicofaciais congênitos, abscessos profundos do pescoço e as linfonodomegalias são também assistidos pela especialidade. Por vezes, os profissionais especialistas nesta área, também são solicitados pelas Unidades de Emergência para intervir em lesões traumáticas graves do pescoço, faringe, laringe, esôfago e traquéia cervicais.

Em cooperação com os Otorrinolaringologistas, Neurocirurgiões e Cirurgiões Buco-Maxilo-Faciais, os médicos especialistas realizam ainda as chamadas Cirurgias Multidisciplinares da Base do Crânio.

Missão
O Setor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Geral de Fortaleza tem como objetivo atender a demanda de pacientes oncológicos de Cabeça e Pescoço, especialmente aos de alta complexidade, com humanização e qualificação.

Na área do Ensino, Pesquisa e Treinamento, o Setor realiza cursos, reuniões científicas, estabelece linhas de pesquisas científicas e oferece treinamento objetivando a capacitação de especialistas e áreas afins.         

Atendimento ambulatorial
Em julho de 1999, teve início o primeiro ambulatório especializado em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Procurou-se desde o começo, manter-se um estreito relacionamento com o Setor de Otorrinolaringologia, sendo os pacientes atendidos no mesmo ambiente ambulatorial, localizado no primeiro andar do Régis Jucá. 

Um manual de “Rotina de Tratamento dos Tumores de Cabeça e Pescoço” foi editado em novembro de 2000, procurando-se assim manter uma normatização nas condutas diagnósticas e terapêuticas; objetivando também termos um guia de orientação aos médicos Residentes e permitir ainda uma melhor avaliação dos resultados.

Introduziram-se as primeiras laringectomias conservadoras da voz que atualmente alcança um índice de 81,5% de preservação da mesma, superior a muitos centros especializados. Simultaneamente, formou-se junto aos Setores de Neurocirurgia, ORL e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, um Centro Interdisciplinar de Cirurgia da Base do Crânio, hoje também referência nas Regiões Norte e Nordeste do País.

Desenvolveu-se também um trabalho integrado com o referido Setor de Odontologia e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial no tratamento das lesões tumorais de boca e mandíbula, e na prevenção da temível osteoradionecrose, com resultados bastante satisfatórios. Todas as cirurgias realizadas no HGF estão catalogadas num Banco de Dados desde a primeira operação em 20 de julho de 1999. Ele serve como base quando da realização de estatísticas e em estudos e pesquisas para publicação de trabalhos científicos.

Reuniões junto com o Setor de Endocrinologia resultou na formação consensual de protocolos na Conduta dos Nódulos e Carcinomas da Tireóide e no tratamento do Hiperparatireoidismo Primário.

Programas e atividades acadêmicas
Em setembro de 2004, foi aprovado o Credenciamento de Programa de Residência em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), um passo importante na formação de novos especialistas para a região.

Em outubro de 2004, o manual foi revisado e ampliado. O Setor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do hospital procura sempre mantê-lo atualizado com as últimas diretrizes dos melhores serviços do país e do exterior. Todos os Residentes de Otorrinolaringologia fazem regularmente estágio no Setor, cumprindo seu programa exigido pela CNRM. Residentes da Cirurgia Geral e da BMF geralmente também cumprem estágios.


Chefe do Setor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HGF
Dr. Jorge Ferreira de Azevedo

Chefia Substituto
Dr. Fernando Porto Carreiro Filho, cirurgião cabeça e pescoço
Dr. José Wilson Mourão de Farias, cirurgião cabeça e pescoço
Dr. Ricardo Lincoln Pinto Gondim, cirurgião cabeça e pescoço
Dr. Helber Fabricio Maia Reis, cirurgião cabeça e pescoço 

Informações
Serviço de Cirurgia e Pescoço do HGF – 3101.3261

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @Hospital_HGF

 

 

Calendário

Novembro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4