lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH
Qui, 09 de Julho de 2015 13:19

alt

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Geral de Fortaleza, responsável pelo trabalho de prevenção e controle das infecções hospitalares, obedece aos critérios padronizados pela ANVISA no que diz respeito à conduta da busca ativa dos casos de infecção hospitalar.

A Comissão realiza ainda o trabalho de orientação aos profissionais médicos em reação ao uso racional do medicamento antimicrobiano, medicamento à base de substância capaz de inibir o crescimento de microorganismos.

O trabalho preventivo da CCIH do HGF junto aos profissionais da saúde é contínuo. Porém, quando uma infecção é detectada, a Comissão realiza o trabalho de análise de causa e efeito. A partir deste levantamento, a Comissão busca intermediar uma solução para o caso a partir da política de controle de infecção hospitalar do HGF.

Os profissionais da saúde são os principais protagonistas da prevenção da infecção hospitalar. O controle de infecção hospitalar é um indicador de boas práticas. Portanto, a prevenção é preciso ser disseminada junto à todos os profissionais envolvidos, desde os funcionários da hotelaria do hospital aos médicos.

A rotina de cuidados no trabalho de prevenção de infecções hospitalares envolve diversas ações, como por exemplo a higienização das mãos e a higiene hospitalar.

 

Protocolos da CCIH:

Critérios de Isolamento e Retirada de Pacientes

Protocolo Varicela

Higienização das Mãos

Investigação Contenção de Enterococos Resistente a Vancomicina - VRE

Recomentações para Casos de Doença Priônica

Fluxograma de Precaução de Isolamento Empírico

Tabela de ajuste de doses de antibióticos, antivirais, antifúngicos em insuficiência renal

 

Calendário

Novembro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4