
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Geral de Fortaleza, responsável pelo trabalho de prevenção e controle das infecções hospitalares, obedece aos critérios padronizados pela ANVISA no que diz respeito à conduta da busca ativa dos casos de infecção hospitalar.
A Comissão realiza ainda o trabalho de orientação aos profissionais médicos em reação ao uso racional do medicamento antimicrobiano, medicamento à base de substância capaz de inibir o crescimento de microorganismos.
O trabalho preventivo da CCIH do HGF junto aos profissionais da saúde é contínuo. Porém, quando uma infecção é detectada, a Comissão realiza o trabalho de análise de causa e efeito. A partir deste levantamento, a Comissão busca intermediar uma solução para o caso a partir da política de controle de infecção hospitalar do HGF.
Os profissionais da saúde são os principais protagonistas da prevenção da infecção hospitalar. O controle de infecção hospitalar é um indicador de boas práticas. Portanto, a prevenção é preciso ser disseminada junto à todos os profissionais envolvidos, desde os funcionários da hotelaria do hospital aos médicos.
A rotina de cuidados no trabalho de prevenção de infecções hospitalares envolve diversas ações, como por exemplo a higienização das mãos e a higiene hospitalar.
Protocolos da CCIH:
Critérios de Isolamento e Retirada de Pacientes
Protocolo Varicela
Higienização das Mãos
Investigação Contenção de Enterococos Resistente a Vancomicina - VRE
Recomentações para Casos de Doença Priônica Fluxograma de Precaução de Isolamento Empírico
Tabela de ajuste de doses de antibióticos, antivirais, antifúngicos em insuficiência renal
|