lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Banco de Leite Humano
Ter, 19 de Agosto de 2014 12:04
alt

No dia 20 de agosto de 2012 foi inaugurado o Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza. O BLH representa uma solução eficaz comprovada para o problema dos recém-nascidos e lactentes internados nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI’s) neonatais que dependem, prioritariamente, do leite humano. Os nenéns que nascem nesse hospital, unidade terciária que cuida de pacientes de alta complexidade, geralmente são prematuros. Por mês são 50 bebês que precisam desse alimento. O BLH é um Serviço especializado vinculado aos hospitais com atenção materna e/ou infantil. O Banco é o instrumento estratégico para a redução da mortalidade infantil e do tempo de internação dos recém-nascidos nas UTIs neonatais da unidade.

alt

O Ministério da Saúde liberou recursos para a implantação do Banco com 14 equipamentos permanentes, por meio da contribuição da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apoio técnico da Secretaria da Saúde (SESA), totalizando um investimento de R$ 34 mil. O então governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, autorizou, no dia 8 de agosto, R$ 149 mil para a estruturação do Banco de Leite Humano do HGF. Foram adquiridas câmaras para manuseio de leite humano ordenhado, termômetros digitais, refrigeradores com controle de temperatura, veículos, equipamentos de informática, materiais permanentes e capacitação de pessoas.

O Hospital Geral de Fortaleza já conta com um Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno e, desde 2005, é reconhecido pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) como Hospital Amigo da Criança. O BLH vai assegurar um processamento mais rápido do leite, contribuindo para garantir um maior estoque e otimizando a captação de doadores.

alt


Como funciona o aleitamento materno no HGF
O Serviço de Neonatologia do HGF funciona, atualmente, com 18 leitos de alto risco e 16 leitos de médio risco, uma unidade Mãe Canguru com 4 leitos. Conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiológicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e psicóloga envolvidos com a promoção do aleitamento materno.

No interior da unidade neonatal as mães são contempladas com uma sala de ordenha que funciona 24h com uma profissional de enfermagem exclusiva para acompanhar e orientá-las na realização da ordenha mamária, na qual coletam leite materno destinado para o consumo do filho internado e/ou para doação ao Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH).

O PCLH recebe em torno de 420 litros de Leite Humano Ordenhado Cru (LHOC) anualmente, de aproximadamente 40 doadoras, internas e externas, a cada mês. As mães, após alta hospitalar da maternidade, já saem com o primeiro retorno agendado para o Núcleo de Aleitamento Materno (NUAM), onde continuam recebendo apoio para manter amamentação.

Importância do Leite Materno
O leite materno é tão importante quanto carinho de mãe. Essa é a maneira mais eficiente de proteger os nenéns e evitar a mortalidade infantil, isso é que garantem os especialistas. Esse alimento traz benefícios tanto para os bebês como para as mães. Protege as crianças de doenças como anemia, melhora o funcionamento do intestino e também ajuda a respiração. Para as mães, o aleitamento diminui riscos de hemorragias, anemias, diabetes, câncer de mama e ovário.
Entretanto, algumas mamães não obtêm sucesso na amamentação e precisam da ajuda de doadoras para garantir a alimentação correta dos pequenos. Daí a importância do trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite Humano do HGF. O BLH presta assistência às mamães e aos bebês que precisam ser alimentados com leite materno, ofertando a promoção, proteção e apoio à alimentação infantil.


Como doar leite materno
Toda mãe que amamenta pode ajudar a manter o estoque do Banco de Leite do HGF e ajudar os pequenos. De acordo com a enfermeira chefe do BLH, Ana Márcia Bustamante, o que a equipe recebe e mantém guardado abastece a neonatologia do hospital por durante uma semana, ou seja, todos os dias é essencial que se tenham doações.
O processo de captação é simples e rápido. Para doar leite humano, a mamãe pode vir até o BLH da Unidade, onde será acompanhada por uma profissional de enfermagem exclusiva para orientá-la na realização da ordenha mamária ou ligar para o setor e se informar como pode ser feita a doação na própria residência.
Armazenamento

Após a coleta, o leite materno deve ser imediatamente armazenado na geladeira ou no freezer. Segundo recomendações do Ministério da Saúde, o leite guardado na geladeira pode ser consumido em até 24h e por até 15 dias caso seja armazenado no freezer.
Ajude doando frascos de vidro
Somente uma mãe pode amamentar e doar leite humano, mas você também pode fazer sua parte. Muitas crianças dependem da solidariedade de outras mães para serem amamentadas, mas toda a sociedade pode contribuir.
O Banco de Leite Humano do HGF realiza campanhas constantes para a arrecadação de frascos de vidro, são eles que vão armazenar o leite humano doado. Vale ressaltar ainda que os vidros doados devem ter tampa de plástico, como aqueles de maionese ou de café solúvel.


Serviço
Banco de Leite Humano do HGF
Contato: 3101.3335
Funcionamento: 8h às 15;30h, de segunda a sexta-feira.
 

Calendário

Novembro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4