Apresentação
lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Apresentação
Qua, 27 de Maio de 2015 10:46


UMA HISTÓRIA, UMA TRAJETÓRIA

alt

O Hospital Geral de Fortaleza - HGF - foi inaugurado em 23 de maio de 1969, como unidade pertencente ao extinto Instituto Nacional de Assistência Médica, Previdenciária e Social – INAMPS; idealizado para ser Centro de Referência para o Norte e Nordeste no tocante à assistência de alta complexidade. Desde o ano de 1990, quando de sua estadualização, o hospital passa a integrar o Sistema Único de Saúde na rede assistencial da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará – SESA, órgão do Poder Executivo.
 
Hoje, o HGF é o maior hospital público da rede estadual, referência em procedimentos de alta complexidade, realizando transplantes, neurocirurgias, e prestando assistência em AVC (Acidente Vascular Cerebral) e outras patologias neurologicas, ortopedia, obstetrícia de alto risco, tratamentos clínicos especializados dentre outros. Integra a rede de Hospitais Sentinelas, Hospital Amigo da Criança, Rede Cegonha e, por último, foi incluído no Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde. É referência em 33 especialidades e 64 subespecialidades.
 
Em outubro de 2009, o HGF inaugurou a Unidade de AVC, com estrutura moderna e equipe interdisciplinar de plantão 24 horas para fazer um atendimento diferenciado ao paciente que chega na emergência com AVC, a principal causa de morte hoje em todo o Brasil. A Unidade é a maior do país com vinte leitos e capacidade para atender 240 pacientes por mês.
 
A Unidade mantém o único Banco de Olhos do Estado, fazendo a captação, preservação e distribuição de córneas para os 13 centros transplantadores de todo o Ceará. Além de realizar transplantes de córneas, faz transplantes de fígado, pâncreas e rim. O Centro de Transplantes Renais é referência no Norte e Nordeste, já tendo realizado mais de mil transplantes, marca atingida em 2009. 
 

MISSÃO

Prestar assistência com excelência e foco na alta complexidade, contribuindo para o aperfeiçoamento de profissionais e pesquisa científica de forma sustentável.
 
VISÃO DE FUTURO

Ser reconhecido, internacionalmente, como centro de referência na assistência de alta complexidade e excelência na gestão e atendimento hospitalar.
 
VALORES E CRENÇAS

Humanização – compromisso com o cuidado integral ao paciente – valorização do corpo funcional – cooperação e integração em todos os níveis – competência, entusiasmo e obstinação – pioneirismo – ética – diálogo e democracia – responsabilidade social – responsabilidade ambiental.
 


CENTRO FORMADOR DE ESPECIALISTAS

O Hospital Geral é também um dos maiores centros de treinamento do País, certificado por portaria interministerial dos Ministérios da Saúde e da Educação como hospital de ensino, atuando na formação de médicos em 28 especialidades.  Como hospital de ensino, o HGF também está inserido na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde - REBRATS, na Rede Nacional de Pesquisas Clínicas - RNPC e na Rede Universitária de Telemedicina - RUTE.

Aos programas de ensino foi, em 2014, incluída a Residência Multiprofissional, com o propósito de qualificar continuamente a Rede de Atenção à Saúde. Atualmente, nesse segmento, são nove áreas de atuação. Entre elas, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, assistente social, dentre outras. A Residência Multiprofissional em Saúde utiliza a educação permanente como eixo pedagógico, formador e participador no contexto do sistema público de saúde. De forma integrada, as categorias se aperfeiçoam e garantem a qualidade no atendimento ao paciente.

 

NÚMEROS GERAIS

O Hospital Geral de Fortaleza tem 541 leitos, entre eletivo, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva adulto e neonatal. Atualmente, o HGF realiza, por mês, uma média de 600 cirurgias eletivas. Mensalmente, são cerca de 210 mil exames laboratoriais e mais de 8 mil exames de imagens. Com relação às consultas, são aproximadamente 19 mil por mês.

alt

 

Calendário

Agosto 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1