



Terapia Ocupacional |
Qui, 05 de Agosto de 2010 12:01 |
![]() A terapia ocupacional propõe a aplicação da atividade humana como forma particular de tratamento em pessoas acometidas por disfunções e / ou incapacidades de ordem física, mental, emocional, congênita, de desenvolvimento, ou no processo de envelhecimento, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do sujeito, tanto através das atenções preventivas e de trabalho, como da promoção e recuperação das condições de saúde. O serviço de terapia ocupacional teve início no HGF em 1992 na unidade de Pediatria, sendo vinculado ao Setor de Fisioterapia do hospital. Em 1993 iniciou atendimento ambulatorial de reabilitação. A partir de 2001, expandiu-se para as unidades de internação e UTI neonatal, além dos projetos RIM ART e grupo de apoio Renascer, destinado às pacientes mastectomizadas. Em março de 2010, foi criada a coordenação de Terapia Ocupacional, o que possibilitou potencializar as ações de planejamento e implantação de novos serviços, de forma independente e mais eficaz, valorizando assim as ações direcionadas a categoria.
Além dos atendimentos individuais e / ou de grupo, a Terapia Ocupacional está envolvida no âmbito científico, promovendo cursos de extensão hospitalar para aprimoramento dos terapeutas ocupacionais recém-formados, bem como eventos e encontros científicos para troca de experiências e atualização dos profissionais que atuam nas mais diversas unidades hospitalares e ambulatoriais. Realiza também projetos no HGF para implantação de novos serviços, como o Follow up, brinquedoteca, dentre outros.
As ações da terapia ocupacional encontram -se contempladas na Constituição Federal de 05/10/1988 e nas propostas do SUS, Lei n° 8080 de 19/09/1990.
|