lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Apoio e Reabilitação Serviço Social
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Serviço Social
Qua, 30 de Junho de 2010 10:27

alt

”Saúde, direito de todos, dever do Estado.”

A história do Serviço Social do HGF inicia-se no ano de 1969 e confunde-se com a própria história de fundação da instituição. Nesta época atendia à população urbana vinculada à Previdência Social (apenas trabalhadores com carteira assinada). A partir de 1988 com a universalização dos serviços de saúde. O Setor de Serviço Social expande sua demanda e passa a atender a todo usuário do SUS que busque atendimento no HGF.

O trabalho do assistente social na unidade de saúde

Com o papel de intervir nas múltiplas formas de manifestações da questão social que, no âmbito hospitalar, expressam-se como doenças, deficiências e carências socioeconômicas, a intervenção do Serviço Social efetiva-se através dos seguintes processos de trabalho:

- Estudos sócio-econômicos e culturais. Consiste em estudar os fenômenos que interferem no processo de Saúde-Doença dos usuários do hospital. Faz parte desse processo a Pesquisa de Satisfação dos Usuários e Profissionais, cujo objetivo é a realização de avaliações permanentes dos serviços prestados pelo HGF.

- Atendimento de demandas sociais e emergenciais de pacientes externos e internos e/ou familiares. Atua sobre impactos que a situação de emergência causa na vida cotidiana de seus pacientes e de seus familiares, respondendo às demandas constituídas em função de situações inesperadas como doenças, traumas provocados por acidente ou violência, e morte.

- Acompanhamento Social de Pacientes Internos. Esse processo objetiva contribuir para que o tratamento transcorra de forma continua visando minimizar transtornos provocados no cotidiano do trabalho e da família do paciente, em virtude da doença.

- Participação em Programas Especiais/Grupos de Apoio/Operativos com usuários (atividade interdisciplinar): PAD (Programa de Assistência Domiciliar), Programa de Prótese Ocular, Programa de Prótese Auditiva, Planejamento Familiar, Rim-Art, Atenção e Recuperação a Saúde da Mulher, Transplante Renal, TMO (Transplante de Medula Óssea).

- Participação como membro de comitês e comissões do HGF. CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), SEAP (Setor de Estudos e Aperfeiçoamento), CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos de Transplante), Comissão de Prevenção aos Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes. Equipe de Coordenação da Educação Permanente, GTH (Grupo de Trabalho da Humanização), Comissão de Implantação do Atendimento com Acolhimento e Classificação de Risco, Comissão de Implantação do Conselho Local.


A Equipe

O Setor da Emergência do HGF conta com 15 assistentes sociais (Plantão, Unidade de Neurologia, Unidade de Observação, UTI’S e SR), em expediente de 24 horas. São elas: Ana Rosa Alves Silva, Branca Gifoni, Cecília Martins, Celina Bomfim, Vilani Thé, Jeane Pessoa, Liduína Farias, Goreti Macêdo, Maria do Rosário Alves, Socorro Gomes, Socorro Brito, Osmarina Rodrigues, Regina Araújo, Valderez Feitosa e Verônica Adjafre.

A Unidade de Internação Eletiva conta com 9 assistentes sociais em expediente diário de 04, 06 ou 08 horas (a depender do vínculo SESA, MS ou Terceirizadas). São elas: Ana Maria Filizola, Ana Maria Freitas, Cleide Souza, Artemize Vasconcelos, Cinthia Karla Sales, Célia Diniz, Cleunice Damasceno, Zilah Dias e Silvana Torres.

O Plantão Eletivo/Ambulatório conta com duas assistentes sociais em expediente de 06 horas (manhã/tarde). São elas: Iolene de Sousa e Socorro Brito.

Os Programas de Próteses Auditiva e Ocular contam com a assistente social Fátima Gomes em expediente diário de 06 horas (das 7h às 13h).


Serviço Social do HGF

Chefia: 3101. 3300

Emergência: 3101. 3232

Plantão Eletivo: 3101. 3230

 

 

Calendário

Novembro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4