lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Serviço de Psicologia
Qui, 27 de Agosto de 2015 12:40
alt

Missão:
Realizar assistência psicológica junto à tríade paciente - família- equipe, contribuindo para à humanização das ações no ambiente hospitalar, desenvolvendo concomitantemente atividades de assistência, ensino e pesquisa.
 
O psicólogo hospitalar no HGF tem como principal objetivo acolher e trabalhar com pacientes e seus familiares, para minimização do sofrimento provocado pelo seu adoecimento, hospitalizações e tratamentos.  
 
O Serviço de Psicologia desenvolve atividades de gestão, assistência, ensino e pesquisa:
 
Na assistência consiste em prestar atendimentos psicológicos (intervenções de apoio, orientação e psicoterapia) a pacientes internados e/ou aos seus familiares e assessorar as equipes hospitalares na definição de condutas e tratamentos.   
 
As ações de ensino consistem em contribuir com a formação e o aperfeiçoamento  profissional através da educação permanente em serviço e junto  a Residência Multiprofissional;  Colaborar com as práticas de ensino desenvolvidas no HGF, através dos programas de estágios das Instituições de Ensinos conveniadas com a SESA e preceptoria do PROENSINO/SESA-SEPLAG;  Promover e participar de  atividades que levem o intercâmbio com as demais unidades de saúde, universidades e outras entidades cientificas para aprimoramento e troca de experiências. 
 
Cabe aos psicólogos realizar pesquisas científicas na área de saúde, efetuar publicações científicas, além de contribuir  com as comissões de ética em pesquisa e pesquisa clínica da SEAP-HGF.
 
O Serviço de Psicologia do HGF tem as atividades profissionais de seus servidores  distribuídas nas áreas de: Coordenação das atividades do serviço, Serviço Ambulatorial, Serviço Hospitalar (enfermarias), perpassando  em todas as áreas a função de  preceptoria conforme preconiza a lei orgânica da saúde nº 8.080/90 quando estabelece o Sistema Único de Saúde (SUS) como formador e campo de prática para ensino e pesquisa. Além de contribuir também  com algumas comissões do hospital.
 
Atualmente, o hospital dispõe dos seguintes serviços ambulatoriais de psicologia, voltado exclusivamente para pacientes internos, ou seja, encaminhados pelas diversas clínicas do HGF e pacientes que necessitam de acompanhamento pós-alta hospitalar:

* Ambulatório de atendimento psicológico -  Infanto Juvenil – 2ª e 3ª tarde 
* Ambulatório de atendimento psicológico  - Programa do HIV/AIDs  - 4ª manhã
* Ambulatório de atendimento psicológico  - Pré-transplante renal pâncreas/rins - 2ª manhã e 6ª tarde 
* Ambulatório de atendimento psicológico – Avaliação neurocognitiva 2ª e 3ª manhã
* Atendimento à funcionários - 5ª tarde
 
Serviço hospitalar (enfermarias): O trabalho dos psicólogos na assistência eletiva volta-se fundamentalmente para o atendimento de pacientes internados e participantes de programas oferecidos pela instituição.
No hospital, os psicólogos concentram suas atividades em unidades prioritárias, sendo que  alguns atendem pacientes internados basicamente por Interconsulta, solicitada através de formulário interno, próprio para avaliação do paciente.
 
O quadro atual de psicólogos no HGF  esta assim delineado na assistência/Internação:
01 psicólogo na Ala A – pediatria, Planejamento Familiar
01 psicólogo na Ala C – Cirurgia Geral e Programa HIV
01 psicólogo na  Ala  F - internação obstétrica e UTI neonatal
01 psicólogo na Ala   - Nefrologia, hemodiálise, projeto RimArt 
01 psicólogo na Ala G – Emergência  e neurocirurgia
01 psicólogo no Time de Cuidados Paliatiativos
 
Nas práticas de Ensino:  Contribuímos para o aprimoramento do ensino e fortalecimento do SUS agregando ações de preceptoria  na residência, coordenação de estágios da graduação e contamos atualmente com:
04 R2 da RIS com ênfase na neurologia e neurocirurgia
03 R1 da RIS com ênfase na neurologia e neurocirurgia
Estágios da graduação envolvendo alunos da UECE, UFC, UNIFOR
Preceptoria de alunos bolsistas do PROENSINO  da SESA. 
 
Os psicólogos desenvolvem em sua prática, intervenções multidisciplinares através de grupos voltados para os usuários e seus familiares, tendo como  objetivos a educação em saúde que permite o intercâmbio de informações e orientações sobre a doença e seu tratamento; assegurar adesão ao tratamento; auxiliar na adaptação às mudanças provocadas pelo atual estado de saúde; propiciar trocas de experiência entre pessoas que enfrentam dificuldades semelhantes; oportunizar contato com profissionais da equipe para esclarecer dúvidas; comunicar normas e rotinas de determinada unidade.
Enfatizamos que o Serviço de Psicologia tem por finalidade o desenvolvimento de atividades assistenciais, de ensino, investigação científica e de contribuição para o aperfeiçoamento dos padrões profissionais, éticos e científicos da Psicologia na área da Saúde.


Serviço de Psicologia do HGF
3101.3249
 
 

Calendário

Novembro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4